09 julho, 2023

Nash e Somerset Maughan



Uma ou duas semanas atrás, terminei de ler

SOMERSET-MAUGHAN, William (2003) O fio da navalha. São Paulo: Folha de São Paulo.

Na página 85, encontrei esta preciosidade descrevendo o equilíbrio de Nash:

[...] via-se agora na agradável posição de poder fazer o que era de vantagem para os outros e ao mesmo tempo conveniente para si próprio.

Indignado com a invasão da Ucrânia pela Rússia no final de fevereiro de 2022, fiz uma postagem usando conceitos elementares da teoria dos jogos para auxiliar-nos a pensar: aqui.

Então o que é equilíbrio de Nash? Digo lá no link citado algo tipo: o jogo, isto é, a interação entre dois jogadores (ou grupos que cada um deles representa), vai resolver-se. Ou seja, o jogo vai alcançar a posição de equilíbrio quando cada jogador der a melhor resposta à ação outro.

Mas a maior surpresa que me chegou aos olhos no dia de hoje foi ler na página 289 d'O Fio da Navalha o texto manuscrito que agora transcrevo:

Atenção, aqui e agora!
Querido Mauro:
Falta-me um capítulo para terminar de ler O Fio da Navalha, de WSM, em esmerada tradução de Lígia Junqueira Smith. Lembrei-me muito de nosso passado de velhos tempos de leituras e do encantamento que me provocavam as conversas que eu entretinha com d. Zalenka ainda em Jaguary. Quando percebi que ela também amava a leitura, fiquei muito feliz e sempre com um enorme contentamento que ouvi tuas aventuras. Há poucos instantes, ao chegar ao final do capítulo em que Larry fazia um balanço ao narrador, veio-me à mente o verso "Atenção, aqui e agora".

DdAB

P.S, Na página 317, a última do livro, tenho uma pilha de anotações. Antes de referi-las, no entanto, faço um registro de que li O Fio da Navalha pela primeira vez numa daquelas noites não-datadas do tempo. mas é bem possível que o tenha feito lá pela segunda metade dos anos 1960s. Se da vero li, foi na Coleção Catavento da Editora do Globo, talvez com a capa que nos encima. Mas não lembro dele capa.

Em 2010 adquiri novo exemplar do livro, conforme a imprenta que consta lá no início. E terminei a leitura em 4 de maio desse mesmo ano. E digo: "6h36min a.m.. Esperando a Deca para a aula de musculação!"

Em 23 de novembro de 2021, escrevi: "2a leitura até as 10h37min." Amanhã vou buscar minha nova carteira de motorista, válida por um ano." E agora olho e digo que não entendo como uma carteira de motorista vale por apenas um ano. Eu nem era tão velho assim em 2021.

Finalmente, em 27 de junho de 2023, escrevi: "0h45min. Gostei muito de novo."

Nenhum comentário: