06 julho, 2022

Ativismo de sofá: o muro da Mauá


O muro da Mauá poderia ser um código, como que para montar uma sociedade secreta devotada a desmoralizar a turma que invadiu a Ucrânia. Mas não é! Para meus xeno-leitores aviso que Mauá é uma avenida de Porto Alegre e muro é um muro mesmo, um muro de contenção das águas do rio Guaíba que ameaça avançar pelo centro da cidade, como o fez em 1941 e deixou de fazer em 2015. E por quê o Guaíba deixou de fazê-lo em 2015? Claro: o muro da Mauá.

Ocorre que a prefeitura da capital cogita de botá-lo abaixo, criando soluções mais -digamos- modernas, mais dispendiosas (afinal, manter o muro gasta menos que substituí-lo pelo que quer que seja). E tem gente que odeia o muro, mas creio que odiaria ainda mais a enchente. Aí articulei meu ativismo de sofá e escrevi para a seção "Opinião do Leitor" da página 20 do jornal Zero Hora de hoje:

O muro da Mauá segue levantando polêmicas entre a população de Porto Alegre. Da reportagem das p. 16-17 de ZH de 5.07.22 ao comentário de Vitor Stepanski no dia 6, vê-se uma onda desejosa de botar o muro abaixo. A realidade é que as comportas do muro, nas enchentes de 2015, mostraram seu valor na proteção da zona central da cidade. Demoli-lo e construir substitutos nada mais é que desconsiderar que os recursos envolvidos poderiam ter usos alternativos mais urgentes sob o ponto de vista da população da cidade. 

Ao lado desta ponderação um tanto bem-educada, havia uma diatribe contra o "horrível Muro da Mauá" que me pareceu bastante estranha, como a anterior citada por mim. Aproveito e conclamo a população brasileira a nos organizarmos e desancar a turma que quer derrubar o tal arrimo.

DdAB
A imagem que nos ilustra é uma foto de Nilson Pedro Wolff, publicada bem sobre meu comentário. E tem a legenda: "Cerejeiras floridas em meio à cerração em Morro Reuter, Como sabe a turma da festiva cidade de São Leopoldo, Reuter se pronuncia "róiter".

2 comentários:

Anônimo disse...

As pessoas parecem ter memória curta. Nem faz tanto tempo assim, o muro salvou o centro de Porto Alegre de ser devolvido ao leito do Guaíba. Até que seria bonito, se pensássemos numa "vingança da Natureza " kkkkk, mas seria uma tragédia para nossa cidade. O muro nos protegeu. Por que destruir? Somos sempre assim Oito ou oitenta, lamentável. Poderíamos cuidar do muro embeleza-lo humaniza-lo ao invés de derrubamos.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Salve, anônimo.
Só hoje vejo o comentário de 6 de julho. Fico muito grato, pois tua visão é até mais afinada que a minha! A última sentença é proverbial: será que um concurso de arquitetura entre os primeiro-anistas da faculdade não dariam soluções mais adequadas?
DdAB