31 janeiro, 2018

no que um economista pode ser útil ao trabalhar em um mercado de bairro?


Querido diário:

Estando em Lisboa no presente instante, recuso-me a trabalhar, mas cometi o erro de olhar o Facebook. Aí pratiquei um acerto: vi desafios que gostaria de deixar registrados para meus leitores da linha da economia política. Pois a pergunta do título da postagem veio do mural de Gabriel Victor Thomsen retirada por mim, eis que postada por ele à 1h55min de ontem. A pergunta é genial e a resposta que lhe deu o prof. Avelino Balbino é angelical:

Claro que pode!
1º Organizar a parte financeira do mercado, gerenciando o fluxo de caixa e investimentos.
2º Fazer uma pesquisa de gasto/renda/perfil para adequar o mix de produto.
3º Estudar os processo do mercado e criar indicadores de produtividade para colocar metas.
4º Elaborar o planejamento estratégico do mercado.
5º Escolher os mix de fornecedores com base em indicadores de desempenho e rentabilidade de cada fornecedor/produto.
6º Fazer um estudo dos custos operacionais, para definir pontos de melhorias.
7º Estudar as melhores formas de financiamento do capital de giro.
8º Estudar formas de crédito ao consumidor, gerenciado sua inadimplência.
9º Buscar e avaliar formas de financiamento para investimentos.


Gabriel acrescentou à resposta de Avelino:
Eu quero propor um estudo análogo ao Índice de Complexidade Econômica, para calcular a probabilidade de co-compra de um bem em relação a todos os outros para rankear os clientes pelas suas cestas de compra e ver a distribuição estatística desse rank, assim como a frequência de cada cliente e seus horários.

Achei que poderia ajudar evocando as propriedades verdadeiramente magistrais contidas nesta lista acrescentando lá mesmo naquele mural:

Avelino e Gabriel: ao trabalhar (co-organizador e autor) do livro de contabilidade social que a Bookman publicou em 2011, vim a entender a importância da matriz de insumo-produto da empresa para o planejamento estratégico da firma. Nesta linha, entendo que o economista pode ser o organizador de um sistema de informações gerenciais a partir da matriz que ele mesmo pode calcular, seguindo instruções simples dadas no livro.

E dei-lhes este link aqui. Você é economista? Eu gostaria de ter contado com este capítulo do livro ao iniciar meus estudos lá no longínquo 1968. Ou nos trabalhos de professor no afastado 1976, sei lá. O fato é que, se dela dispusesse, tentaria motivar alunos, alguns dos quais orientei no TCC ou no mestrado, a trabalhar com ela, naquela lista dada por Avelino e direto no trabalho cogitado por Gabriel.
DdAB
Nossa imagem, que pode ser ampliada ao clicar sobre ela, veio da página 592 do livro que representa uma das sete maravilhas da natureza.

Nenhum comentário: