17 novembro, 2013

Sobre Neblina e Sombrinha: aneto, endro e umbelinas

Querido diário:
Importante momento de meu sábado foi quando, em plena sessão do filme "O Mordomo da Casa Branca", a sra. Oprah agradeceu os elogios feitos por uma conviva a um prato (salada de batatas?) feita pela famosa ex-apresentadora da TV. Esta disse não ser sei-lá-quê-outro-tempero-a-conviva-pensava, mas aneto (como apareceu na legenda in Brazil). Fiquei pensando que também poderei valorizar minhas saladas com tal especiaria. Iniciei com o Aurelião: Aneto: não tem o menor registro. Mas o dicionariozinho do MEC (de 1960, I presume) tem e ainda remete às umbelíferas. "Ah, as umbelíferas", pensei.

Segui à internet: tem pilhas. E um deles dá como sinônimo o endro, tempero de meu perfeito conhecimento e que dá um sabor divino a certos tipos de queijo que atenderiam no Brasil pelo epíteto de queijo-prato, para não falar naqueles Gouda, Edam e assemelhados. A Wikipedia brasileira (de onde vem a ilustração que nos encima) tem coisinhas. Mas com esta de "umbelíferas" ocorreu-me que fui aluno da profa. Umbelina, digamos, em 1963, or so, no Colégio Júlio de Caudilhos. Naturalmente, chamavam-na de Neblina ou Sombrinha, dependendo da eufonia desejada.


Aí procurei livre no Google o nome "Umbelina" e veio algo daqui muito elucidativo:


ORIGEM DO NOME UMBELINA

Qual a origem do nome Umbelina: LATIM

SIGNIFICADO DE UMBELINA

Qual o significado do nome Umbelina: PEQUENA SOMBRA.

Ou seja, em matéria de endro, não vemos sombras oficiais na figura, mas não dá para duvidar que, devidamente expostas à luz, aquelas ervas mostrem contornos sombrios. Então será que Umbelina estaria a designar pessoas sombrias? Creio, mais, que poderiam referir-se a pessoas de pele mais escura, morenas. E talvez tenha mesmo tido um colega erudito ao perceber que "umbelina" rima com "sombrinha".

DdAB

Nenhum comentário: