24 fevereiro, 2022

Za Mir: os bons tempos

 


Há muitos anos, os registros perderam-se no tempo, li o livro, com notação mais ou menos acadêmica:

AMADO, Jorge (1951) O mundo da paz. Para mim, s.n.t., mas referenciado no site de Jorge Amado aqui.

E retive traços que, com o tempo, viraram fumaça, falando com redundância, esfumaçando-se, e outros tantos que hoje lembro de modo enviesado. Este livro é o relato de viagem que o autor fez pelo que já se chamou de Cortina de Ferro e auto-proclamado União Soviética, CCCP. 

Muita coisa esfumaçou-se, mas guardava na memória que, na Romênia, tão próxima na língua e tão distante no sistema político, podia-se ir a uma banca de revista e dizer em portuguẽs: "Dê-me um jornal" e o revisteiro entender em seu romeno, dar-nos o jornal e nós sairmos de lá lendo o jornal. Tudo igual. Mas depois veio o desmentido: não é bem assim. E nem lembro como é, mas aqui temos algo. 

Em compensação, também aprendi que "sou pela paz", em russo, escreve-se (transliterado) "Za Mir". E, naqueles tempos em que arrumei tempo para ler montes de Jorge Amado, inclusive seu livro de viagem ao, para mim, desconhecido mundo socialista, tudo eram revelações. Já fui pensando em estudar na Romênia (e tenho o amigo mexicano Pablo que conheci em Berlim e estudou economia lá), na Patrice Lumumba de Moscou, na Polônia, em tudo que era lugar das repúblicas socialistas. E, pensando melhor, fui ficando por aqui mesmo, ainda que acossado pela ditadura militar de 1964-1985, algo assim.

Em compensação, hoje entendo a anexação da Criméia pela Rússia do general Vladimir Putin um descalabro. E outro de mesmo jaez a anexação da Ucrânia. Entendi o oportunismo (no sentido de Williamson) da Rússia ao perceber a fraqueza do governo americano. De sua parte, neste mundo mad mad mad, parece que quem desponta na curva são os republicanos e, com eles, mau, mau, mau, Donald Trump. É um mundo estranho que está a se formar. A China como fiel de balança com viés pró Rússia. E o Brasil de Bolsonaro também. Não é indício de que o fim do mundo deve chegar ainda antes do Gre-Nal deste sábado?

DdAB

P.S. Já usei esta imagem da pomba da paz de Pablo Picasso ilustrando postagens no Planeta 23 milhares de vezes.

Nenhum comentário: