06 agosto, 2019

Um Par de Imbecis

Resultado de imagem para trio de burros
Querido diário:
No outro dia, andei falando sobre a principal virtude do sistema econômico capitalista: forçar as empresas a serem o mais produtivas possível. Em jargão, maximizar a produção por unidade de insumo ou, o que dá no mesmo, minimizar o custo médio. E volta e meia falo no presidente da república, um tipo que não entende que aqueles despidos de cultura não poderão avaliar o que aqueles outros investidos de alta formação artística-científica-cultural-religiosa-etc. estão pensando.

Então meu par de imbecis não contempla, de momento, o presidente da república. Mas não posso deixar de preocupar-me com os economistas que ainda relutam em entender que, enquanto não dominar a tecnologia de oferecer esgotos a toda população, o Brasil deve ser proibido de sonhar com indústria 4.0. Analfabetos comandando máquinas de controle digital? Ora, meu senhor!

Então neste exemplo, tenho meditado profundamente sobre... palitos. Estou usando um frasco de palitos produzidos pela Cia. Fiat Lux de Fósforos de Segurança. Esta sociedade anônima é incapaz de proauzir 240 palitos de boa qualidade. Eles se quebram ortogonalmente e longitudinalmente. Será responsabilidade dos economistas 4.0 ou dos engenheiros arbóreos?

Desabafos à parte, chego em outro desabotinado exemplo de imbecilidade que nos separa daqueles 4.0 que, para muitos, é conditio sine qua non para a felicidade geral da nação. Falo agora dos intermediários financeiros, na linha da movimentação mundana e da movimentação bancária. Então segue-se que uma das imobiliárias com que lido em meu despojado cotidiano dá, em meu endereço, o apartamento 0003. Como se diria no imposto de renda da pessoa jurídica, 3 mil invertido. Ora, os afamados zeros à esquerda, desde a queda do comunismo, deveriam ter sido banidos. Só um programador de computador ou secretário de embaixada imbecil para impedir que, se o sistema receber um 3, seu entendimento seja do 3 mil invertido.

Em compensação, no setor da intermediação financeira propriamente dita, o dito banco em que recebo meus quase-decentes proventos da aposentadoria, registra minha conta corrente com o número 00012345.0-0. Agora nem dá mais para facilitar falando em 54.321 mil invertido. Não é simplificador, não é promotor do aumento da produtividade, não é promotor da minimização de custos. É imbecilidade.

E uma parelha de imbecis liderados por outro tecnicamente chama-se "junta". E não deixa de classificar-se naquelas tabelas do censo de antigamente como "tração humana". Eita.

DdAB
P.S. Lembro que havia um adesivo afixado ao vidro traseiro de alguns automóveis de baixo valor de mercado com a efígie de dois burricos muito simpáticos usando óculos quadradinhos e os dizeres: "Quando será que nós três nos encontraremos outra vez?". Isto explica que coloquei na imagem lá de cima três burros, ficando a dúvida sobre o terceiro ser o presidente da república ou eu mesmo.
P.S.S. Ficou claro que meu par de imbecis (removendo as suspeitas sobre Bolsonaro e myself) é mesmo o carinha que meteu aquele 3 mil invertido e o outro da conta bancária.

Nenhum comentário: