03 fevereiro, 2014

Produto, Renda e Bem-Estar

Querido diário:

O valor adicionado, como sabemos, tem três óticas de cálculo: produto, renda e despesa. O que provoca o bem-estar não é nem o PIB (geração) nem a renda (apropriação), mas a despesa final (absorção)! 

Isto significa que, menos do que montar uma fábrica de naves espaciais em Santana do Livramento, o melhor para a comunidade é mesmo abrir um supermercado. O problema do poder aquisitivo para a população ter acesso a suas benesses é diferente, absolutamente diferente da instalação de uma fábrica cujo objetivo seria basicamente o de gerar renda para a população local ter acesso ao supermercado.

A tarefa revolucionária delegada para o século XXI é precisamente a de revisar as regras da distribuição funcional da renda (manter impostos indiretos apenas para bens de demérito) e principalmente as da distribuição pessoal. Para tanto deve-se aprofundar as repercussões do conceito de serviço municipal, gerando renda, ao mesmo tempo em que se deve dar ao imposto de renda progressivo (e outros impostos igualmente passíveis de terem caráter redistributivo) um papel muito mais importante.

DdAB
Fascinante imagem: aqui. Guatemala, eterna primavera? Estou dentro!

Nenhum comentário: