20 outubro, 2022

Os Morcegos e o Socialismo


(https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thomas_Nagel_(cropped).jpg)

Os morcegos são animais sociais: vivem em bandos, ou melhor, em colônias. Não se segue suspeitarmos que os bichinhos são socialistas. Sem buscar uma definição baseada em meus escritos, uso a que nos dá a Wikipedia neste verbete: 

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. [...] A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

Pois bem. Ainda falta falar em morcegos... Começo dizendo que voltei a ler o quase cinquentenário artigo 

NAGEL, Thomas (1974) What is it like to be a bat. Philosophical Review.

Neste artigo sobre a filosofia da mente, a Wikipedia informa: "[...] Nagel argumenta que as teorias materialistas da mente omitem um componente essencial da consciência, nomeadamente que existe algo que é como ser uma particular coisa consciente."

Isto, claro, significa que andei caminhando muito além das chinelas. Mas aproveitei algo para o fechamento de meu próprio sistema de ser um pensador sobre o igualitarismo. Nagel escreveu pensando na descrição da experiência por alguém que sabe "como é ser um morcego", mas o problema é tão iracundo que ele diz algo que é perfeitamente válido para a compreensão do socialismo. Eu costumo dizer que a humanidade ainda não criou as instituições que poderiam dar suporte ao socialismo. E, se soubesse quais seriam essas instituições, algum povo/país poderia criá-las. Então vejamos Nagel:

[...] O meu realismo quanto ao domínio subjetivo em todas as suas formas implica uma crença na existência de factos além do alcance dos conceitos humanos. É certamente possível que um ser humano acredite que há factos acerca dos quais nunca possuirá os conceitos requeridos para os poder representar ou compreender. Com efeito, seria tolo duvidar disto, dada a finitude das expectativas da humanidade. Afinal, teria havido números transfinitos mesmo se toda a gente tivesse sido exterminada pela peste negra antes de Cantor os ter descoberto. Mas também se poderá acreditar que há factos que jamais poderiam ser representados ou compreendidos pelos seres humanos, ainda que a espécie sobrevivesse eternamente - simplesmente porque a nossa estrutura não nos permite funcionar com conceitos do tipo exigido. [...] [Itálicos no original]

Parece mais fácil criarmos as tais instituições que consagrariam o socialismo como um sistema econômico factível, especialmente aquele que possa conciliar-se com a liberdade humana que descobrirmos o que o morcego pensa ser. Mas, ainda assim, este dia nos parece distante, haja vista a experiência chinesa: enorme exploração da força de trabalho e, talvez por isso mesmo, autoritarismo desabotinado.

Nunca esquecendo que "não queremos o socialismo, mas queremos as reformas democráticas que poderão conduzir a ele." [Gerônimo Machado] Queremos uma sociedade com mais democracia e menos desigualdade. Para isto precisamos votar 13 no próximo dia 30 para o cargo de presidente da república.

DdAB

P.S. Tenho uma tradução do artigo de Nagel obtida há muito tempo, mas não podendo referenciá-la, procurei-a na internet e achei aqui. [Mas não foi daqui que baixei].

Nenhum comentário: