14 maio, 2022

O Mil Invertido: considerações sobre filosofia da matemática

 


Muitos anos atrás, ouvi uma senhora, numa loja, dar seu CGC para o/a atendente: tal, tal, tal, mil invertido, tal. Nada me pareceu estranho: tal, tal, tal é normal. Mas outro dia, um senhor idoso falou -mutatis mutandis- a mesma coisa: tal, tal, tal, mil invertido, tal. Em poucas saídas de casa (sou um tanto misantropo), vi gente e mais gente, umas mil pessoas, falando no mil invertido.

Então o mil invertido, como sabemos, é 0001. E foi criado, creio, pela sabedoria popular para evitar-nos dizer zero zero zero um. Tenho um amigo cujo telefone celular tem os cinco primeiros dígitos como 99.999. Ele, talvez inspirado nessa levada do mil invertido, fala: "uma sequência de cinco números nove". E, em geral, é bem sucedido.

Mas aí, no bar do bairro em que costumo beber faça chuva ou faça sol, um menino de rua, também frequentador do furdunço, depois de ter estudado com um matemático de respeito (carregou uns pacotes para ele), indagou-me: "Míster sênior, o senhor terá um dez invertido para me dar?" Pensei: "dez invertido? que será?". E, dado meu treinamento em matemática, logo dei-me conta: o míster menino de rua está falando em mísero um pila, um real. 

Achei que poderia botá-lo no bom caminho se decuplicasse o donativo, passando-lhe uma nota de R$ 10,00. Ele emocionou-se e comprou para si um liso de canha, oferecendo-me o primeiro gole. Não que eu goste de canha, meus amigos, minhas amigas, mas tive que provar para não fazer desfeita. Já com o sabor da pinga na boca, tive uma ideia filosófica: mas será que o dez invertido não é 10 elevado na potência -1 ou 10^(-1), ou 0,1? E aí a reflexão filosófica aprofundou-se, pois passei a investigar o primeiro princípio de toda filosofia: A não é não-A. No caso, 0,1 e 0.1 ficaram comme si, comme ça.

DdAB

P.S. Por outro lado, ao procurar no Google Images a expressão "1000 invertido", vieram 89 milhões de opções. Mudei para "mil invertido". O universo reduziu-se, mas não de modo significativo e útil, pois o algoritmo ofereceu-me "apenas" 34 milhões de opções.

Uma vez que eu esperava poder escolher entre umas cinco ou dez figuras, fiquei contrafeito. Mas, ao pedir imagens com "mil invertido", veio uma bela meia-dúzia e escolhi a que nos encima, entendendo aquele "Sênior" como justa homenagem a minha pessoa.

Nenhum comentário: