24 maio, 2020

Bater e Rufar


Minha ânsia adolescente de ler todos os livros do mundo, décadas depois de ver nascerem-me os dentes do siso, transformou-se em reler todos os livros que já lera. Na era da pandemia do sr. corona vírus covid-19, tenho feito o possível para andar para frente. Agora mesmo, na quarentena, estou lendo/relendo pela terceira ou quarta vez o notável

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria ([1881], 1999) Memórias póstumas de Brás Cubas. Porto Alegre: L&PM.

Em compensação, vou falar em lembranças e relembranças, para não falar em lambanças. Aqui no blog andei falando em plágios que pratiquei em diferentes momentos de minha carreira desde que a profa. Abigahil andou elogiando minhas composições lá naquela Escola Zamenhof de Campo Grande, Matto Grosso do Sul.

Aqui? Sim. Por estas bandas (aqui:
https://19duilio47.blogspot.com/2012/06/plagiario-eu.html
e aqui:
https://19duilio47.blogspot.com/2015/09/mais-plagios.html),
andei falando em meus plágios. Para tempos de quarentena, não acho despropositado que @s leitor@s deem uma olhada.

Agora nas bandas de cá (https://19duilio47.blogspot.com/2020/04/uma-estranha-entrervista.html), publiquei uma entrevista que pode ser considerada um plágio criativo de um texto que estava escondido em meu inconsciente e que reapareceu há poucos dias. Mostrei uma estranha entrevista que só pode ser um plágio criativo das "Memórias Póstumas", optando por copiar e colar (plágio?) a versão do Domínio Público/Biblioteca Nacional:

CAPÍTULO LV / O VELHO DIÁLOGO DE ADÃO E EVA
Brás Cubas...?
Virgília......
Brás Cubas.....................................
Virgília..................!
Brás Cubas...............
Virgília............................................................................................................................................................................ ? ......................................................................................................................................................................................................
Brás Cubas.....................
Virgília.......
Brás Cubas.......................................................................................................................................................................................................................................!...........................!...........................................................!
Virgília.......................................?
Brás Cubas.....................!
Virgília.....................!

Pois então. Mais adiante, quando vi aquele

   Fui até a janela, e comecei a rufar com os dedos no peitoril. [...],

gelei, degelei, tornei a gelar. Era nóis, era eu, era um eu agora antigo, duplamente antigo, trazendo-me evocações extra-literárias. Falo de uma história pessoal que testemunhei num ensaio da banda furiosa do Ginásio São José, de Jaguary, Rio Grande do Sul. Meu colega Pablito, sob a batuta do professor de educação física, o tenente Oscar de Oslt, fez um teste para tocar tambor na banda. O requisito era saber "rufar", mas Pablo não sabia mais que bater. Tomou as baquetas em suas mãos e bateu de um jeito que não necessitou mais que um infinitésimo de microssegundo para o tenente desqualificá-lo daquele -como não diria nenhum dos dois, nem eu- endeavour.

Hoje acredito que eu também estava pensando em inscrever-me para bater tambor nos preparativos para aquela parada setembrina de 1961. Mas, ao ver a recepção à mal-formação digital de meu camarada Pablo, lancei-me a um distanciamento, lento mas gradativo, do local do teste. Nem posso dizer que o tenente agiu como militar e não como professor, que saberia eu dizer naqueles tempos de adolescente?

Falei "evocações"? Então, além do "caso Pablito", tem que ter mais coisa, a fim de justificar o plural. Além do assunto das batidas de Pablito, habitante da Mata, então distrito de Jaguary, evoco minha própria experiência na Banda Marcial Juliana, do -como digo- Colégio Estadual Júlio de Caudilhos. Por alguma razão, no ano de 1963, 4a. série ginasial, decidi inscrever-me para os tambores dessa charanga. Havia uma vantagem, para mim, óbvia: quem tocava na banda ganhava de recompensa a dispensa das aulas de educação física, naqueles tempos ministradas no "Campo dos Cadetes", uma área do Parque da Redenção (Parque Farroupilha para os burocratas), Talvez houvesse outras vantagens, mas não lembro mais.

Circunstâncias transversas fizeram-me, nos momentos que antecediam a abertura dos portões para a turma entrar no prédio do "Julinho" para assistir às aulas da tarde, construir amizade com uma turma de rapazes. O colégio naqueles tempos só era misto no turno da noite: manhã para as garotas do hoje chamado ensino médio, além dos garotos que cursavam até a segunda série do ensino então chamado de ginásio. De tarde, postavam-se os rapazes da terceira e quarta séries do ensino médio e os demais cursando o chamado então curso colegial (clássico ou científico). Aquele bolinho que ficava encostado à parede da esquerda de quem olha, até hoje, o prédio de frente, era liderado pelo agora senhor Catatau, cujo nome o olvido roubou-me.

Pois Catatau, ao saber, ou até ao convidar-me para ingressar na Banda Marcial Juliana, indagou se eu sabia "rufar". Claro que sabia, mesmo antes da influência machadiana, rufar no vidro da janela, na beirada da mesa, deitado, sob o travesseiro, sempre com quatro dedos, o polegar às vezes fazendo o papel de bordão. Tampouco lembro de ter feito teste naquelas instâncias, digamos que com dois lápis servindo como baquetas. Claro que, tal qual meu amigo Pablo, fui reprovado: não sabia rufar baquetas, apenas quatro dedos, prr, prr, prr, prrrr e mais o pim-pim-pim do bordão. Tampouco lembro que testes fiz, mas recordo de fazê-lo, já com desenvoltura, no prato vazio do almoço, com dois garfos. Nesse ponto eu já me tornara um bom rufião, digo, um bom rufador...

Fiquei dois anos tocando tambor na banda. No segundo ano do curso científico, abandonei minha vocação rufante e voltei para as aulas de ginástica lá ainda no Campo dos Cadetes. No terceiro ano, não me envolvi em nenhuma delas: passei ao turno da noite, em que a turma deveria trabalhar de dia e, assim, não ter tempo para a cultura física. Foi então que...

DdAB
P.S. Contei, da melhor maneira que minhas atuais acuidades visual e aritmética permitem, o número de pontos constituintes do diálogo extraordinariamente machadiano. E, na hora da conferência, desisti, recorrendo ao PDF baixado daqui (http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf). Nada garanto, sobre o restante, principalmente, a qualidade da diagramação do livro da festejada editora L&PM. De fato, comparando com o original disponibilizado pela Biblioteca Nacional, agora deslocados de Virgília para Marcela, vemos:

   Não a conheci logo; era difícil; ela porém conheceu-me apenas lhe dirigi a palavra. Os olhos chispavam e trocaram a expressão usual pôr outra, meio doce e meio triste. Vi-lhe um movimento como para esconder-se ou fugir; era o instinto da vaidade, que não durou mais que um instante.. Marcela acomodou-se e sorriu.
[Os negritos foram colocados por mim para distinguir erros de conferência do texto editado pela L&PM, aquele "pôr", infinitivo do verbo que manteve o acento. Se bem lembro, versões arcaicas do Word/Windows corrigia a preposição "por", colocando o verbo "pôr". E aqueles dois "meio", que apareceram lá no site da Biblioteca Nacional (aqui:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf)
como "meia". Aí parece a outra sandice: a "fixação de texto": será que o grande Machado não estava mesmo transformando o advérbio em adjetivo?

P.S.S. Na página 234 da mesma obra, temos todo um capítulo (mas que eu transcrevo do arquivo  da Biblioteca Nacional, que, por sinal, dá os capítulos numerados em arábico e não em romano):

CAPÍTULO CLII / A MOEDA DE VESPASIANO
  Tinham ido todos; só o meu carro esperava pelo dono. Acendi um charuto; afastei-me do cemitério. Não podia sacudir dos olhos a cerimônia do enterro, nem dos ouvidos os soluços de Virgília. Os soluços, principalmente, tinham o som vago e misterioso de um problema. Virgília traíra o marido, com sinceridade, e agora chorava-o com sinceridade. Eis uma combinação difícil que não pude fazer em todo o trajeto; em casa, porém, apeando-me do carro, suspeitei que a combinação era possível, e até fácil. Meiga Natura! A taxa da dor é como a moeda de Vespasiano; não cheira a origem, e tanto se colhe do mal como do bem. A moral repreenderá, porventura, a minha cúmplice; é o que te não importa, implacável amiga, uma vez que lhe recebeste pontualmente as lágrimas. Meiga, três vezes meiga Natura!

Machado de Assis conhecia o que não imaginamos! Aquela cita a Vespasiano e sua moeda que "não cheira a origem" aprendi-a lendo notas ao "Capital", de Karl Marx. Mas agora, na Wikipedia, vejo algo diferente do que eu imaginava lembrar. Eu pensava em dinheiro dos banheiros. A Wiki em português é taxativa:
[Vespasiano] Instituiu um imposto sobre a urina humana, ingrediente chave na indústria antiga da lavagem e processamento de tecidos, justificando com a famosa frase: Pecunia non olet (“Dinheiro não tem cheiro”).
E a Wikipedia em inglês parece aproximar-se da versão do "Capital" que referi sair-me da memória:
Vespasian and Mucianus renewed old taxes and instituted new ones, increased the tribute of the provinces, and kept a watchful eye upon the treasury officials. The Latin proverb "Pecunia non olet" ("Money does not stink") may have been created when he had introduced a urine tax on public toilets.
Before Vespasian, this tax was imposed by Emperor Nero under the name of "vectigal urinae" in the 1st century AD. However the tax was removed after a while, it was re-enacted by Vespasian around 70 AD in order to fill the treasury.

P.S.S. A imagem que nos encima é uma referência ao capítulo "O Delírio", uma obra prima que poderia parecer um conto. E muito bela.

Nenhum comentário: