31 janeiro, 2020

Minha História em Livros


Pois então: título copiado de duas folhinhas de um livrinho que pode ter sido uma agenda, mas não garanto. E que tem nele, no título das duas páginas? Tem "Minha História em Livros". Parece que andei levando a sério contar o conto, aumentando-lhe o ponto. Mas decidi divulgar apenas alguns fragmentos, os outros sendo declarados perdidos para sempre. A primeira linha encaminhando a resposta que darei na segunda assim está para todos os casos:

1. O primeiro livro que leram para mim foi:
Peter Pan

2. O primeiro livro que li foi:
Macaco Sabido

3. O primeiro livro que ganhei foi:
Robin Hood

4. Livros que me marcaram na infância:
Literatura infantil de Monteiro Lobato, Fábulas de Esopo, La Fontaine e Irmãos Grimm

5. Meu autor preferido na infância:
Monteiro Lobato

6. Livros que mais me marcaram na adolescência
Todos os de Jorge Amado, até "Os Velhos Marinheiros", que parece ter sido o primeiro que li do autor baiano.

7. Meu autor preferido na adolescência:
Jorge Amado

8. Livros que mais me marcaram na juventude:
Jorge Amado

9. Meu autor preferido na juventude:
Jorge Amado

10. Livros que mais me marcaram na vida adulta:
Giovani Arrighi (1966), El Hombre que Amava a Los Perros (2014)

11. Meu autor preferido na fase adulta:
Amartya Sen

12. Livros que mudaram minha vida:
A trilogia sobre Leon Trotsky de Isaac Deutscher

13. Meu livro preferido de todos os tempos:
São Bernardo, de Graciliano Ramos.

DdAB
Dada minha condição de aposentado e, desta forma, sem compromissos com a metodologia da pesquisa, tá na cara que o princípio da coerência e o das entradas paralelas foram jogados à literatura de fantasmas.

P.S. Circunstâncias algorítmicas detonaram a imagem que selecionei na postagem original. Hoje substituí pela de Michele Obama, dando caráter científico, pois está em inglês. Mas não li.

Nenhum comentário: