17 novembro, 2019

Lições da Companheira Patrícia Valim


Como sabemos, nem toda lição é dada na ordem direta, ou seja, por exemplo, nesta ordem, ganhei de presente a lição informando que 7 x 8 = 56. Há lições do não, como é o caso de não passar na calçada por baixo de escada.

Na linha do "não faça", criou-se uma situação com a professora Patrícia Valim, docente de história do Brasil da Universidade Federal da Bahia. Dias atrás, ela mostrou em seu mural do Facebook a foto de uma cidadã boliviana que se manifestava em apoio a Evo Morales.

Escrevi e escreveram:

DdAB: Linda foto. Mas já que passei por aqui indago como é o certo, se Evo ou Ego Morales, hahaha.

Patrícia Valim: Duilio De Avila Berni qual é a graça?!

Adilson Monteiro Alves: Duilio De Avila Berni o povo boliviano elegeu EVO

DdAB: Respondo a ambos: pareceu-me o ego, um ego enorme, um ego que o fez pensar-se insubstituível permitindo-nos prever uma tragédia. Tragédia assemelhada ao triste legado de Hugo Chávez: um político oportunista do porte de Maduro.
Entendo que o mais forte compromisso da esquerda deve ser a adesão democrática, buscando aperfeiçoar mecanismos promotores da liberdade e não sufocar o surgimento de novas lideranças.

Patrícia Valim: Duilio De Avila Berni a prova de que a aparência é diferente da essência é que após ser obrigado a renunciar, Evo está disposto a voltar para pacificar a Bolívia e sem se candidatar em uma eventual eleição.

Julieta Paredes Carvajal: Duilio De Avila Berni as dudas coisas, so voces tem direitos de ter Ego? Seu colonialista, rasista.

Ontem escrevi algo como: “Obrigado, Julieta. Vou deixar de ser colonialista e racista a partir de segunda-feira.", mas este comentário não estava mais lá. Pode ter sido a própria professora Patrícia Valim que o apagou. E vi que aparentemente não sou “amigo” dela no Facebook. É bem possível que ela tenha me eliminado.

Então ainda de boa fé, mudei minha resposta, escrevendo:

DdAB: Oiee, Julieta: obviamente estás com raiva de mim. E obviamente chamando-me de colonialista e racista estás desvalorizando o mural de nossa amiga Patrícia.

Momentos depois de ter escrito esta última conversa com a Julieta, a Patrícia Valim excluiu-me de seus plantel de amigos, ou seja, não me permite mais ter acesso nem ao que eu mesmo escrevi no mural dela.

Tiro duas lições dessa valorização do "não". A primeira já a tenho referido algumas vezes. Sou solidário com o povo da Bolívia, sou pela paz, sou contra a repressão, sou pela democracia, sou pelo cultivo por parte de cada indivíduo da sociedade (descontados as crianças, os criminosos e os loucos) da maior liberdade possível compatível com a dos demais. E fui completamente contrário às sucessivas prorrogações do mandato presidencial do sr. Evo ou Ego Morales, em suas tentativas de eternizar-se no poder. O povo boliviano não merece a tragédia que está vivendo precisamente pela panela de pressão que foi-se criando com a incapacidade do sr. Ego de organizar seu partido, ou o que seja, para fazer um sucessor. Quatro ou cinco anos fora do poder e poder voltar novamente ungido pelas massas. Evo, digo, Ego, foi ególatra. E o povo boliviano está pagando por esse desacerto.

Ainda faz parte da primeira lição: caso parecido aconteceu com o Chile. No caso não era personalismo após o general Pinochet, mas a persistência da implementação pelo governo de políticas econômicas de corte neo-liberal. Tanto desgastaram a paciência do povo que esta explodiu, com pesadas consequências para a vida chilena. Não se pode desagradar frações expressivas da população o tempo inteiro.

Segunda lição: depois de ver algumas derrotas da esquerda em redutos tradicionais, como foi o caso da prefeitura de Bologna-Itália e da social-democracia sueca, vim a entender que a rotação do poder é uma inevitabilidade da vida democrática. Mesmo tendo visto "a oposição" destruir o estado de bem-estar social na Europa, para não falar do bolsonarismo/guedismo brasileiro, sou pela paz, sou pelas eleições diretas. Mas também sou pelo parlamentarismo, um sistema de governo em que o congresso pode destituir o primeiro ministro indicado pelo presidente da república ou o primeiro ministro pode dissolver o congresso. Maduro, Ego e Putin deviam ter entendido isto. E o Brasil tem tudo para explodir não é de hoje. Talvez não exploda nunca, mas pode fazẽ-lo a qualquer momento.

DdAB
Às 19h12min de 17/nov/2019, olhei o nome dela no Facebook, tentando acesso à página que já me fora franqueada. Olha o que achei no endereço https://www.facebook.com/profile.php?id=1389474194:

Corrigendum das 21h53min de 18/nov/2019: usando outra conta, voltei ao mural de Patrícia Valim e, não sei explicar, todos os comentários meus e respostas das duas garotas (Patrícia e Julieta) estavam (novamente) lá. O que foi omitido foi meu último:
DdAB: Oiee, Julieta: obviamente estás com raiva de mim. E obviamente chamando-me de colonialista e racista estás desvalorizando o mural de nossa amiga Patrícia.
De minha própria conta no Facebook, sigo vetado por ela.

Nenhum comentário: