27 setembro, 2019

Provérbios Portugueses+ QUATRO


No outro dia, chegou-me aos ouvidos um provérbio (dito) português que não consta do livro que estou usando para esta série de postagens:

MILHANO, Deolinda (2017) Dicionário de Ditados (Provérbios) e Frases Feitas. Lisboa: Colibri.

Diz ele:

31. A abelha procura a parelha.
32. A abelha tem a doçura do mel mas também o aguilhão que pica (prov. africano)
33. Enquanto disputam os cães, come o lobo a ovelha.
34. Meus filhos criados, meus males dobrados; meus filhos casados meus males triplicados.
35. Mulher, ainda que rica seja, se é pedida mais deseja.
36. Não cortes o que puderes desatar.
37. Ovos e juras são para quebrar. [Este dito lembra as razões para a criação de regras: economizar em processo decisório e quebrá-las assim que conveniente...]
38. Quantas vezes a fortuna que buscamos fica atrás.
39. Tudo vale a pena se a alma não é pequena. [Vejo esta frase atribuída a Fernando Pessoa e Mário Quintana, neste último caso, falsamente]
40. Minha Vó Tem Muitas Jóias, Só Usa No Pescoço [enigma que me foi passado por uma assistente da Casa do Papel da Rua Marcílio Dias, em Porto Alegre. E sua solução mostra que se trata de um recurso mnemônico para a criança decorar os nomes dos planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Maneiro, não?]

DdAB
P.S. Tá aqui o famosíssimo e lindississíssemo poema de Fernando Pessoa do dito 39:

MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.

Quem quere passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

P.S.S. Ilustrei esta postagem com um mapa tirado da Wikipedia brasileira em que vemos a localização do Cabo Bojador. Bem lá pra baixo, tá o Cabo da Boa Esperança.

Nenhum comentário: