23 setembro, 2019

Expectativas sobre o Emprego

Resultado de imagem para Lei 10.835

Então falo no jornal Zero Hora, às vezes, por erro, digito Zerro Herra... Na página 2, temos mais um dos cronistas enviesados para a direita: Túlio Millmann. E, às vezes, ele dá notícias de enorme conteúdo revolucionário. Como a de hoje:

Futuro do trabalho
   Alexandre Pellaes, pesquisador, assustou os mais de 400 participantes do Cenex Talks, realizado em Porto Alegre, semana passada. A previsão em 20 anos, metade da força de trabalho humana deverá ser substituída por robôs.
   Se ele estiver certo, toda essa discussão atual sobre reforma de Previdência estará caduca em pouco tempo. E as chances de ele estar certo são muitas.

Fiquei pensando:
.a quem é o Cenex. E achei um link em que dei uma olhada. E declaro-o uma dessas organizações modernosas, com propostas revolucionárias para manter o mundo exatamente como ele é
.b quem é Alexandre Pellaes. Ele tem um site: "Pesquisador, consultor e palestrante, especialista em modelos flexíveis de gestão, no significado do Trabalho e o papel da produção individual na vida das ..."

E que podemos dizer sobre expectativas? Que o governo espera que, feita a reforma da previdência, os empresários/investidores, também esperem que tudo volte a crescer. No mundo das expectativas, pode ser que dê certo, por que não? E pode ser que dê errado, pois esse mundo de expectativas é mais tangido pelas expectativas dos empresários quanto a sua taxa de lucro. E tão severos serão os atropelos postados sobre a classe trabalhadora que, uma hora dessas, a distribuição funcional pró-capital ajeita essa taxa de lucro e -voilà- retorna o crescimento que andou fugidio por 30 anos. Ou 40 anos.

Parece evidente que as sucessivas reformas da previdência que têm sido endereçadas ao corte de cabeças da classe trabalhadora estão intrinsecamente erradas. Quem está certa é a Lei 10.835/2004 (Lula...), que institui a renda básica da cidadania (iniciativa de Eduardo Suplicy).

E quem está ainda mais errado são os políticos que não lhe dão prioridade número um!

DdAB

Nenhum comentário: