21 agosto, 2019

Euler dos Santos: trigonometria e números complexos


Na vida, tive dois ou três colegas chamados Euler, fora o general Euler Bentes Monteiro, que chegou a ser cogitado a presidente da república e, felizmente, não foi meu colega. E um daqueles Euleres protagonizou involuntariamente uma situação divertida. Ocorre que o nome que a família dera para ele pronunciava-se "oiler", como bom alemão ou até inglês (como 'either' ou 'eigenvector'). E assim era conhecido na escola. De sua parte, os pais de um colega, literatos matematizados, apenas vendo o nome escrito aqui e ali naturalmente transliteraram para "euler", mesmo. E aí o filho do casal estrilou, requerendo que o rapaz fosse identificado como "oiler". Sons sem grafia fazem-nos a alegria.

Pois então era Euler, Leonhard Euler, matemático suíço, conhecido por inumeráveis "teoremas de Euler". Tá aqui na Wikipedia. E daí? Daí que comprei na Livraria Passos e Passos o livro

HART, Michael H. (2002) As 100 maiores personalidades da história; uma classificação das pessoas que mais influenciaram a História. 5ed. Rio de Janeiro: DIFEL.

que li com exação. E, por outro lado, como não poderia deixar de ser, eu já ouvira, da parte de meu querido amigo Sílvio Luiz dos Santos, nome que ajudou-me a intitular esta postagem, a existência de uma fórmula que associa uma função trigonométrica com números complexos (que o tradutor ou o autor chama de números imaginários). Então lá na página 433, lemos:
Tá lá na Wikipedia:


E parei por aqui.


DdAB
P.S. Sobre o general Euler, diz a Wikipedia: "[...] Uma frente de oposição à ditadura militar, articulada por Severo Gomes, levou-o a se candidatar à presidência da República, pelo MDB, na eleição indireta de 1978, tendo como vice na chapa o senador Paulo Brossard, mas foi derrotado pelo general João Figueiredo, por 355 votos contra 226 . [...]".
P.S.S. Hoje, na rua, ouvi um menino de rua dizer "vi a galinha ponhá ovos".

Nenhum comentário: