14 junho, 2019

Matemática no Governo Bolsonaro

Resultado de imagem para ciclo no pib real do brasil

Hoje vi no jornal que o "grupo olavista" derrotou a "ala militar". Nem preciso dizer de que governo estamos falando. No outro dia, vi o ministro da economia, mister Paulo Guedes, informar que aquela zoeira toda envolvendo a dupla Moro-Dalanhol foi montada para estrachinar o ambiente e "prejudicar" a aprovação da reforma da previdência.

Pensei cá comigo que minha saúde também está conspirando contra, na visão daquela macacada, o futuro do Brasil. Nem me refiro à hipótese de que sigo vivo, ganhando pensão paga pelo INSS, mas àquele gripão que me derrubou em 1991 (ano do rebaixamento do Grêmio) que aponta causas relevantes bem na linha do mister Guedes.

Achei que a matemática pode ajudar-nos a entender em que mato-sem-cachorro está metida a república instaurada por estas bandas lá em 1889. Tá na cara que o governo acredita que o investimento explica-se por uma função de proporção direta com as expectativas dos ricaços:

I = f(E).

Agora tem. De minha parte entendo que essa função f(E) é uma expectativa do governo, ou seja,

I = f(g(E))

que se explica pela expectativa que os parentes dos governantes têm sobre os rumos do patrimônio público, que -de sua parte- se explica pelas expectativas que os sabiás que cantam extemporaneamente nos dias que correm têm sobre os ditames da nutrição saudável a que deveriam ser submetidos que, por sua vez, dependem... you know...

Agora digamos que queremos testar econometricamente essas teorias que acabo de expressar. Primeiro de tudo, devemos convidar o professor Adalmir Marquetti para um café e pedir-lhe ajuda. Em segundo lugar, digamos que encontremos mesmo as esperadas correlações positivas daqui a dois anos. Ainda assim, permanecerá a dúvida se a retomada do investimento do Brasil deveu-se à expectativa da morte do filósofo Olavo de Carvalho, dos sucessos futebolísticos do Grêmio, da posição da economia brasileira em sua curva ajustada de ciclo de movimentos do PIB ou ainda de fatores que apenas as gerações futuras é que irão dominar.

DdAB
Fonte da imagem: Internet...

Nenhum comentário: