15 setembro, 2018

ZERO HORA E O GAÚCHO QUE HERRA


Querido diário:

Designo às vezes como Zerro Herra o jornal Zero Hora. O elogio que lhe faço em tratá-la tão familiarmente é que a escolhi para mostrar-me sua agenda de notícias diárias, jornal de papel. Os jornais de papel vão acabar e não será por pragas rogadas por mim. Enquanto isso, vou consumindo minha fração ideal de árvores do planeta. A crítica que faço ao jornal é que ele é insofismavelmente um veículo de ideias de direita. Às vezes surgem jornalistas livre-pensadores que não duram muito. Pode ser que peçam para sair, não sei. Ismael Canapelle, Clara Averbuck e milhares de outros e outras.

Mas hoje o registro de pensamento de direita que desejo acentuar não é do jornal, mas de do "eleitorado gaúcho". E como sei isto? Comprei meu exemplar do jornal de hoje e li em sua página 10 a manchete de uma das colunas do artigo de Rosane de Oliveira, outra cronista intrinsecamente de direita. Em compensação, ela divulga dados sobre o "conservadorismo do eleitorado gaúcho". E que lemos?

. que 76% dessa macacada é contra a legalização do aborto. Claro que a forma como se chegou a esta conclusão é decisiva: se a pergunta é secamente "sou a favor, sou contra, indiferente ou não quer responder", pode haver um falso positivo naqueles 76%. Mas o provável mesmo é que a macacada seja mesmo intrinsecamente de direita. Nossas sucessivas eleições para a assembleia legislativa são capazes de selecionar a flor do reacionarismo, os pecuaristas progressistas com produtividade econômica da terra igual à do mar, ou até menor e os urbanos abandonados pela educação que seus ancestrais deputados descuraram tão desabotinadamente.

. que 73% dessa macacada é contra a legalização da maconha. Que contraste com minha posição, que considera "o maior golpe do mundo" a ser dado no tráfico de drogas ilegais torná-las gratuitas: sem preço, com oferta abundante, sem escassez, não há mercado. E o puxador de fumo, o cheirador de papelotes, o cachimbador de crack terão enfermeiros e não traficantes como interlocutores. Que contraste, hein?

. que 71% dessa macacada é a favor da redução da maioridade penal. Eu, naturalmente, sou a favor de reduzir a impunidade especialmente para os maiores de 21 anos, os que entraram para a política e, como tal, os governos locais, estaduais e nacionais.

. que 43% dessa macacada é a favor da pena de morte. De minha parte, sou a favor da pena de morte apenas para os que são a favor da pena de morte. Mentira, mentira: não sou a favor da pena de morte para ninguém. Nem em tempo de guerra. Aliás, sou contra a guerra. E para exterminá-la, sou a favor do governo mundial.

. que a prisão perpétua para crimes hediondos tem 75% dos "eleitores gaúchos" a favor.  Meu medo com a super necessária nova constituição da república é que a cláusula pétrea que proíbe prisão perpétua seja revogada...

A única esperança que me resta é que essa pesquisa tenha sido feita com regras metodológicas absolutamente alheias aos tratos do bom-senso.

DdAB
P. S. Vergonha para o Amapá! Só para o Amapá?

Nenhum comentário: