12 julho, 2018

O Trenzinho Inglês


Querido blog:

Tá na foto o trenzinho inglês. Tá no cantinho o logo da Rede Globo (a rede globo, como sabemos, te faz de bobo). Eu assisti a uma boa meia dúzia de jogos da copa do mundo, incluindo todos os do Brasil e mais alguns outros explicáveis pela psicanálise ou pela astrologia. Eu um dia disse a um aluno "meu interesse pela realidade é apenas parcial" e lembrei ao evocar que meu interesse pela copa do mundo é apenas parcial.

Não olhei os jogos  de esforço para pensar em jogos de estratégia, embora -óbvio- sem estratégia hoje em dia dificilmente um time ganha uma partida de futebol. Mas, falando em jogos de estratégia, no outro dia, tentei salvar o Brasil mostrando os pay-offs (que escrevi pay-offes) de um jogo cooperativo na política, um correlato de um dos dilemas de escolha social conhecido como "caça ao cervo". O que é melhor, quando saíres a caçar com um amigo: cooperar e levar para casa meio cervo ou não cooperar e levar apenas uma lebre?

Pois, pensando na copa, pensando em jogos, vi aquela interessante inovação (para meus olhos) do chamado trenzinho inglês: a turma fica em fila, esperando a bola na cobrança de um escanteio ou uma falta hábil que virá de um jeito que os coloca em situação privilegiada comparativamente a seus oponentes. Se a bola vier a sua feição, até aquele baixinho tem a chance de fazer um gol.

E fiquei imaginando quanto tempo essa nova estratégia, essa inovação institucional no jogo de futebol, levará para ser imitada. Meu palpite é que não levará nem um ano!

Outra observação que fiz, de certa maneira, não nesta copa do mundo, mas no finado estádio olímpico em, digamos, 1962, deixou-me tonto e, como tal, terreno fértil para ver semeada a teoria dos jogos. É que quando o jogador do time adversário perde um gol daqueles feitos, ou seja, até atrapalha o curso normal da bola, a torcida rival o vaia. E pensei: será que a torcida rival queria que o carinha fizesse uma boa jogada? E até agora penso nisto e não sei a resposta. Nem mesmo sei se esta prática foi totalmente banida.

DdAB

Nenhum comentário: