31 maio, 2018

Parentes na Moda


Querido blog:

No dia 5 de abril passado, fiz uma postagem aqui. Eu reclamava da prisão de Lula naquela farsa de julgamento em que surgiu uma acusação esdrúxula baseada em delações e testemunhas de ocasião. Mas não era apenas isto. Tratei também do casuísmo criado há poucos anos precisamente para os juízes poderem enquadrar os políticos de esquerda envolvidos nas delações das empresas líderes do setor de construção no Brasil.

Meu ponto de vista é simples:

. um ex-presidente da república deve ter regalias, deferências precisamente pelo simbolismo representado pelo cargo: o homem presidiu a república!

. um tribunal colegiado de 11 juízes que toma decisões por escores de 6x5 prova que não se está falando de conhecimento objetivo (no sentido de Karl Popper). Se os juízes de cortes elevadas não podem garantir sua objetividade, que dizer de um juiz de primeira instância, emulando sentenças que ouvi serem chamadas de monocrátivas? [Mono - um juíz e cratos, o poder].

. Lula poderia perfeitamente estar em liberdade até alcançar o reconhecimento de sua inocência ainda em duas ou até mais instâncias de poder. A discricionaridade do juiz Sérgio Moro é flagrante. Este tipo de prisão sem culpa formada reconhecida é mais punição do que penalização. Ele quis humilhar nosso presidente. E tem gente que gosta disto.

Penso que um dos que considera razoável esta -para mim- perseguição a Lula. Pois olha aqui o que meu amigo de Facebook, que também leva meu sobrenome, sr. Ermínio Mauro Berni disse em resposta a argumentos similares que exerci naquelas bandas:

Como ficam todos os outros que tb estão presos e que poderiam beneficiar-se com a não prisão em 2 instancia? Ou haveria o uma terceira, uma quarta ou talvez até uma quinta instancia, alias muito bem lembrada por José Neumane ontem na Cultura, então fica a pergunta a lei tb é para todos? Ou apenas a quem tem dinheiro para pagar poupudos valores a advogados? Que alias segundo o proprio Lula não tem dinheiro algum? Bem fica no aguardo de tua elucidativa resposta, entretanto se o socialismo é tão adorado e amado pq não morar na Russia por exemplo?

Pelo que argumentei anteriormente, a primeira pergunta de Ermínio tem resposta fácil: não estamos falando de todos, apelas de Lula. Lula, ex-presidente da república não é qualquer um. Ele não está acima da lei, claro, mas não é disto que estamos falando. O juiz Moro tem a prerrogativa de manter a prisão, como também tem a de manter Lula em liberdade, enquanto o processo segue seu curso.

A pergunta número 2 de Ermínio, claro, é de brincadeira. Mas, para falar sério, entendo que essas quatro instâncias da justiça (justiça?) brasileira são excessivas. Não há razão para que não se reduzam a duas. Se assim fosse, é possível que não houvesse 100 milhões de processos encalhados nas mangas do judiciário. Então: duas instâncias, caro Ermínio, mas em ambas as decisões devem ser tomadas por colegiados de juízes e não por um único e enviesado juiz.

Na terceira pergunta de Ermínio, fica evidente que os polpudos valores pagos por Lula ou por terceiros mostram apenas que a justiça deste país é um caso de polícia... Na verdade não dá para deixar nem nas mãos da polícia, pois todo o sistema judiciário, do guarda de rua ao mais empolado juiz de Brasília incidem no mais desastroso grau de incompetência. Precisamos de uma reforma radical em todo o sistema judiciário, o que já irá contribuir para o surgimento da sociedade igualitária.

A última pergunta de Ermínio me parece de uma enorme má vontade com relação a mim e a outros esquerdistas. Por que não morar na Rússia? Talvez Ermínio não saiba que este exemplo da Rússia caiu da moda, pois este país não tem nada de esquerdista e nem de leve pode-se referir a ele como socialista. De minha parte -surprise, Ermínio- sou o primeiro a considerar que "não queremos socialismo, mas reformas democráticas que conduzam a ele", como me ensinou Gerônimo Machado e vivo repetindo. E agora vem a parte mais refinada de meu argumento: a humanidade em seu presente estágio evolucionário não está preparada para o socialismo. As instituições humanas que regem a superestrutura e a ideologia ainda não criaram mecanismos que tornem o homem amigo do homem a ponto de todos se unirem para construir uma formação econômico-social que supere o capitalismo.

Pois bem, eu prometera voltar ao tema e responder ao amigo do Facebook. Vou para lá propagandear o que coloquei por cá e avisá-lo para o caso de ele desejar replicar. E garanto que postarei sua resposta por aqui mesmo.

DdAB
A propósito, devemos encampar novamente o uso das cores do Brasil, eliminando os maus brasileiros que pedem a ditadura, os militares, o extermínio de minorias e tantas outras tropelias que nem vale a pena listá-las.
Do Facebook: Até agora, andei meio afastado daqui e nada pude falar sobre a greve dos caminhoneiros. E claro que sou a favor dela. Como disse um eminente filósifo: na alma de uma greve sempre estará guardada a mais potente fagulha da revolução! Seja como for, enfim dou uma resposta lá no blog a umas críticas um tanto primárias de meu parente -ou o que seja- Ermínio Mauro Berni (pois não estou achando forma de ver o algoritmo chamá-lo. Vou fazê-lo no inbox. 

Nenhum comentário: