16 abril, 2018

Igualdade, ainda que tardia


Querido blog:

É concebível que todos sejamos iguais perante a lei, mas desiguais frente aos recursos escassos disponíveis no terceiro planeta de Sol?

DdAB
Propagandeei esta pérola de minha atual compreensão da filosofia política no Facebook. E pintaram os seguintes diálogos:

Ricardo Holz O principal dos recursos eh o tempo. Este todos temos igualmente, mas aproveitamos de formas extremamente diferentes
Duilio De Avila Berni Exatamente. O tempo é o campo do desenvolvimento humano e cada ser humano alcança resultados diversos ao longo de sua trajetória de vida.

Ani Ew Por enquanto somente perante a lei. A esperança é a última que morre já dizia o ditado.
Duilio De Avila Berni Vivemos num momento em que boas perspectivas não são vislumbráveis em todo planeta. Mas tenho fé -e não pagarei para ver- que o futuro da civilização humana é luzidio,

Jorge Maia Ussan Nem um, nem outro.
Duilio De Avila Berni Realista, hein, meu? De minha parte, procuro atacar as distopias com doses cavalares de igualitarismo (com PIB crescente), o bálsamo que vai curar todos os males terráqueos. E nos permitir realizar nossa propensão já comprovada de povo astronauta.

Jorge Maia Ussan O igualitarismo, ou a esperança nele, é o melhor remédio.
Uau

Aniger de Oliveira A desigualdade citada acaba com a possibilidade da igualdade desejada.
Duilio De Avila Berni Num horizonte de tempo razoável, parece razoável que se aceite um razoável índice de desigualdade. Esta, no caso razoável, deve refletir apenas diferenças de talentos individuais, nunca ser reflexo da propriedade herdada nem de favorecimentos ilegais.

Augusto Leal De Britto Velho Abolir a propriedade privada Duilio De Avila Berni
Duilio De Avila Berni Entendo que esta abolição ainda precisa de mais poderosas instituições, fortalecendo especialmente o poder comunitário. E lembro que, no comunismo, não haverá propriedade privada nem das habilidades pessoais. E talvez tenha sido eu mesmo, talvez tenha lido há muitos anos, o fato é que um amigo atribuiu a mim entender as crescentes restrições à propriedade privada: no modo de produção escravista, escravo não tem direito nem à própria vida; no feudalismo, servo passa a ter direito à vida, ainda que não à liberdade, no capitalismo, o direito à propriedade se estende sobre os meios de produção; no socialismo, os meios de produção encontram propriedade coletiva e, no comunismo, cada um recebe de acordo com suas necessidades e produz de acordo com suas possibilidades. Resposta válida à Aniger de Oliveira e ao Augusto Leal De Britto Velho (a quem solicito ler o comentário da Aniger e o meu).

Augusto Leal De Britto Velho Duilio De Avila Berni justamente! A sociedade socialista não pretende uma igualdade absoluta do ponto de vista de propriedade pessoal, aliás tem aquela do Lênin: "aquele que não trabalha não deve comer"... Em um dos textos do Marx ou Engels lembro do seguinte: "os homens tem diferenças no seu físico e intelecto naturais, ora aquele que é mais hábil na produção de determinado produto por ter superior força física ou intelectual deve ser recompensado por isso. A questão se resume portanto em abolir a mais-valia e justamente pagar à cada trabalhador o valor de seu trabalho".

Nenhum comentário: