03 janeiro, 2018

Eita, Ano Novo, eita, Ana Mélia

Querido diário:

Eu tinha jurado que em 2018 seria menos cáustico em minhas análises da economia política brasileira. A jura não resistiu a uma leitura de Zero Hora, que publica tanta coisa... Na página 19 do exemplar de hoje -artigos assinados-, vemos o título "Ninguém está acima da lei", de autoria de Ana Amélia Lemos, senadora do PP-RS. Pepê, eita! A senadora está falando, claro, no julgamento em segunda instância a que o processo que acusa Lula de ser dono de um apartamento que lhe teria sido dado por uma empreiteira. O presidente veio a ser declarado culpado pelo já afamado juiz Sérgio Moro, da Operação Lava-Jato e de -não menos preocupantes- alegados antecedentes criminais também bastante merecedores de cautela. Ana Amélia. Obviamente, o título do artigo e o tema são eloquentes, ela quer argumentar, quer ensinar-nos a pensar. E aí é que reside o problema. Ela herself não sabe pensar, não domina as regras da lógica, levando a contradição a expressar-se em menos de dois parágrafos:

Um deles:
É inaceitável [...] que, face  esse julgamento, o Judiciário seja agora desafiado com ameaças veladas ou explícitas por manifestações dos outros poderes ou pelos aliados do réu."

No outro:
A Lava-Jato, pelo notável trabalho desenvolvido até aqui, é uma das poucas unanimidades no Brasil!

Que dizer? É inaceitável mesmo, hahahaha. In dúbio, pró réo, pode ser que o substantivo feminino plural "unanimidades" tenha mudado de significado desde que o aprendi há alguns anos. É inaceitável mesmo que a argumentação da senadora seja mais curta que fibra do algodão americano...

DdAB
Imagem: digitei "papagaio do pirata" no Google Images. Veio-me a figura simpática que nos encima. Pensei que surgiria algo mais 'falante' sobre as virtudes etológicas da senadora. Não veio, conformei-me com a simpatia do bichinho.

Nenhum comentário: