quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Einstein e Leontief: nefelibatas?


Querido diário:

Por aqui, andei postando sobre a maior imponência da lei da oferta e da procura relativamente à lei da gravidade. Ontem eu mesmo ouvi na TV (já não lembro se era TV em língua portuguesa ou outra língua ainda mais arrevesada. Que ouvi? Que em 2014, 3,3 bilhões de pessoas foram transportadas em aviões em todo o planeta.

Isto significa que os cálculos daquele dia devem ser ligeiramente refeitos: 376.712 pessoas a cada hora encontram-se encarapitadas em aviões. É um monte!

E Einstein? Ele disse que E = m * c^2. E Leontief? Este disse que x = B * f. Qual é mais importante? Leontief fala em entropia? Einstein fala em entropia? Quem sustenta os aviões com seus 376.712 passageiros? A lei da oferta e procura, claro.

DdAB
E antes que acabe o dia, deixo registrada a imagem maravilhosa, a ironia rebelde de algum brasileiro de moral elevadíssimo. Sete de janeiro: os inesquecíveis sete para a Alemanha contra um para o Brasil.

P.S. de 12/jan/2015: os números são, de acordo com a fonte citada: 3,3 bilhões em 2014 por contraste a 141 milhões em 1964. Cresceu mais que jerivá!

Nenhum comentário: