31 dezembro, 2014

Hai Kai n. 88


Querido diário:

Tivesse eu postado um hai-kai por ano, nem haveria tantos no livro de Millôr com quem mantenho esta trova. Ou seja, se fosse 88/365 é a fração do que eu poderia ter feito: quase 25%. A verdade verídica é que nem todos os 88 são fruto de minhas reflexões e da diligência da editora L&PM em 2014. A diligência dela, sob o ponto de vista de meu livro, acabou na "primavera de 2007". E eu já postei hai-kais em anos anteriores, a partir de 8 de novembro de 2012.

Tornei-me aritmeticamente filosófico, pois é certo que andei mais de 25% do tempo que me foi dado viver sobre a Terra (verso de Brecht, se bem lembro). O hai-kai de MILLÔR rola com os seguintes contornos:

CONTEMPLAR NA AREIA
A OBRA-PRIMA
QUE PASSEIA.

Responde o Planeta 23:

Quem passeia na avenida
E olha os lados distraído
Traz sua vida em peias.

Confesso ter escrito este hai-kai trovadístico há mais tempo e não lembro o que tinha em mente. Ele, claro, fala por si mesmo: passeando na avenida, o povo distraído não tem condições de tornar-se política, econômica e socialmente livre. Depois disto, houve uma boa meia dúzia de infrações às regras dos torneios de trova escorreitos. Àquele "que passeia" emendei com "quem passeia". Aquela "avenida" é uma inteligentíssima (alheia às trovas escorreitas) referência à Avenida Atlântica, ou melhor, à Avenida Vieira Souto. Nesta última, ou por perto, é que morava Millôr. Estes "lados distraído/s" foi inspirado em Sylvio Caldas ("tu pisavas nos astros distraída..."). Por fim, vida é aquela encrenca físico-químico-biológica que bem conhecemos. Finalmente, "em peias" quer dizer "acorrentado", o que -de sua parte- evoca aquela do "mas acorrentado ninguém pode amar" que acabei de ouvir em 2014 no show "Elis, a Musical". Título grandioso para encerrar o ano. Conclamo a todos os leitores a praticar um "só bebendo", desta vez um champanha -como se diz por aqui- brúti.

DdAB
A imagem é daqui e evocou o finalzinho da postagem em que digo que "tu pisavas nos astros, distraída". Não é uma beleza termos um povo que anda distraído, em peias?

Nenhum comentário: