29 julho, 2014

Ulysses: confrontos com Marx



Senhoras e senhores:

Por contraste a "O Capital", cujo primeiro substantivo é 'riqueza', em "Ulysses", observamos um nome próprio: Buck Mulligan, personagem de terceira importância. Literalmente,

Stately, plump Buck Mulligan came from the stairhead, bearing a bowl of lather on which a mirror and a razor lay crossed.

que o Google Tradutor dá como:

Imponente, gordo Buck Mulligan vinha do stairhead, tendo uma tigela de espuma em que um espelho e uma navalha lay cruzados.


Por contraste ao nome de Malachi Mulligan, 'riqueza' é um substantivo importantíssimo para o desenvolvimento da história (que Marx dizia ser uma obra literária), e que chega, no final, à luta de classes, ou seja, a luta pela apropriação da riqueza social.

Diz Marx, na tradução de Rubens Enderle: 

A riqueza das sociedades onde reina o modo de produção capitalista aparece como uma 'enorme coleção de mercadorias', e a mercadoria individual [aparece] como sua forma elementar. 

O método dialético, conforme ensinou-nos -especificamente- David Harvey, centra a atenção na "mercadoria individual", ou seja, na forma elementar da mercadoria. Nesta linha, Marx deixa claro haver uma dualidade dentro da mercadoria: seu valor de uso e seu valor de troca. Para ser mercadoria, uma "coisa útil" não é apenas valor de uso, pois não será usada por quem a produziu, e nem valor de troca, pois a ausência de valor de uso a torna introcável. Então, agora citando Cirne-Lima, passamos a ver uma contradição: tese falsa e antítese também falsa que devem dar lugar a uma síntese: o valor ("os valores", lá na afamada figura da p.111 . Segue o método dialético na exposição de David Harvey: para entendermos o que é este valor devemos buscar suas contrariedades internas, que são consubstanciadas no tempo de trabalho socialmente necessário, que se divide em trabalho concreto e trabalho abstrato, que se fundem na forma do valor de troca, que se subdivide em forma equivalente e forma relativa, que se fundem na forma dinheiro, e assim por diante, até... a luta de classes!

DdAB
Entusiasmado com este recorte de "roliço Buck Mulligan", procurei no Google Images a palavra "roliço". A mais criativa delas veio-me com os diversos nomes de cores de um arco-íris selecionado, ao clicar aqui.

Nenhum comentário: