07 julho, 2014

Menos Virtudes, Mais Artes


Querido diário:

Ontem, falamos nas virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e também nas virtudes cardeais (prudência, temperança, fortaleza e justiça). Em compensação, hoje ocorre-me citar uma passagem do enorme comentário feito por Franco Volpi ao livrinho "A Arte de ter Razão", de Arthur Schopenhauer, Editora Martins Fontes, 2001.

A história rola nas páginas 106 a 109 com os seguintes contornos. Mercúrio, mesmo sendo o deus da linguagem e da palavra, já está dando o que falar, pois nunca encontra uma esposa suficientemente boa para levar-lhe a solteirice. A cambada arruma-lhe como noiva a sra. Filologia, uma virgem mortal que, ao casar-se com um deus, se tornará imortal. Diz ele:

[...] A noiva chega acompanhada de sete damas de honra, que personificam as sete artes liberais: as três do discurso, isto é, gramática, dialética e retórica (o trivium), e as quatro do número, isto é, geometria, aritmética, astronomia e música (o quadrivium).

Ressignificando: as sete artes liberais são:

TRIVIUM
Gramática
Dialética
Retórica

QUATRIVIUM
Geometria
Aritmética
Astronomia
Música.

DdAB
Imagem daqui. Esta imagem tem a ver com gramática, dialética, retórica, geometria, aritmética, astronomia e música, não é mesmo?

Nenhum comentário: