03 junho, 2014

A Copa do Mundo e os Churrascos



Querido diário:

A cada dia, vejo-me dedicando mais horas para a espera que tenho feito dos jogos da copa do mundo, tenho lido afanosamente o jornal na seção de futebol e mesmo tenho ouvido rádio nos programas esportivos e, como sofrimento, até a Voz do Brasil (este aborto governamental que se manifesta contra o aborto, ironias getulistas). Pois muito bem. E que já ganhei de novo em matéria de concepção materialista da história? Na página 11 de Zero Hora de hoje há um artigo de autoria de Luciano Perico (luciano.perico@rdgaucha.com.br) que leva por título nem sei bem se "Mundial 2014", "Feras da Copa" ou "#Vai Ter Copa". Vejamos:

Você organiza um churrasco em casa, convida os amigos, serve a melhor carne e a cerveja gelada. Só que a casa está bagunçada. A galera repara, comenta, mas curte a festa. Você acaba sendo um bom anfitrião, porém sabe que precisa melhorar muito. Essa é a imagem da Copa no Brasil. Teremos os principais craques da bola em novíssimos gramados no maior Mundial de todos os tempos. Todas as seleções campeãs estarão aqui. Mas a organização vai deixar a desejar. Isto é fato! Então, bola ao centro!
Só que se criou uma ideia errada de que ser a favor do Mundial é passar atestado de alienado ou vendido ao tal padrão Fifa. Talvez por isso não tenhamos cidades pintadas de verde e amarelo. As pessoas parecem acuadas em demonstrar o orgulho de receber um evento dessa magnitude. A vida inteira se curtiu Copa em todos os cantos do Brasil. Ser a favor da Copa não significa concordar com a incompetência da organização, com o torneio de obras lerdas, inacabadas e superfaturadas. Não significa ignorar a voz dos descontentes, que vivem à margem da sociedade, sem hospitais, educação e mobilidade e com violência que assusta. O momento histórico é único. Há muito o Brasil tem uma série de questões graves para resolver. Portanto, os problemas não nasceram com a 'vilã' Copa - mesmo sem sediar um Mundial há 64 anos. Temos o dever de fazer o melhor possível e esquecer a máxima do 'quanto pior, melhor'. Depois a gente cobra as obras inacabadas e avalia o que realmente ficará de legado. #VaiTerCopa. E a gente tem que mostrar ao mundo que o brasileiro é capaz com a nossa alegria, nossa hospitalidade e o jeitinho de resolver as coisas.

Cara, dado que a RBS-Zero Hora tem um representante permanente no Senado Federal (Zambiazzi, Ana Amélia, Lazier), sou de opinião que o Luciano deve ser o próximo candidato. Ele disse coisas que não me ocorreria dizer e outras que ocorreria:

:: descontentes que vivem à margem da sociedade
.a. sem hospitais
.b. sem educação
.c. sem mobilidade (e eu falo mais até em mobilidade social, certa mente determinada pelo grau de igualitarismo)
.d. sem segurança pública

:: e acrescento: sem um poder judiciário decente. E que fazer? Beber? Penso que há o que fazer, para resumir:

.a. reforma política
.b. reforma tributária
.c. reforma administrativa.

Haverá uma mudança que possa condicionar todas as demais mudanças? Acho que esta está começando e andando com cada vez mais vigor: as manifestações (inclusive as contrárias à participação do Brasil na copa, por que não?). Tenho esperança que o Brasil ganhe a Taça do Mundo, um apertado escore de 5x1 contra a Argentina, na partida final.

DdAB
P.S. quase não coloquei como marcador desta postagem também "Economia Política"? Afinal um "atestado de alienado" para mim teria uma mensagem política significativa: de tanto ver burradas dos governantes, decidi aprofundar a bebida, o que me tiraria todo o tempo para pensar em que mais fosse que não outra garrafa!
P.S.S. a imagem veio daqui. Pedi ao sr. Google Images algo com pelé + shell + fotografia. Vieram coisas esdrúxulas, como esta palavra, desffocadas como esta. Aí mudei e pedi Pelé + Dario. E veio esta imagem que presumo mesmo ser de Dadá Maravilha. Meus amigos mais próximos sabem que há alguns anos sou torcedor de ambos Grêmio e Internacional (por odiar aquele maniqueísmo gaúcho que acaba por degolar adversários, chamando-os de inimigos). E jamais esquecerei a manchete do jornal de que hoje falo e diuturnamente leio quando, há milhares de anos, Dario veio contratado para salvar o Internacional de uma fase terrível. Lema: sabemos que diz o folclore que Dario, certa feita, indagado sobre por que jogava futebol se a problemática do mundo era de arrepiar. Ele respondeu: "Não me venha com problemática para a qual eu tenho solucionática". Pois bem, levando o leitor arguto (e apenas ele?) a evocar esta tirada, a manchete do jornal, anunciando a contratação, com uma foto deste tipo, era: "A SOLUCIONÁTICA". Amei e jamais esquecerei.

Nenhum comentário: