22 março, 2014

'Tá Tudo Errado'

Querido blog:

Na página 12 do exemplar de ontem do jornal que leio diuturnamente há um artigo de convidados com o título que usei para esta postagem, assinado por Maria Celeste Leitzke, uma pessoa a cujas ideias, de imediado, dediquei explosiva aprovação! Seu tema é o contraste notado em matérias do próprio jornal entre o tratamento dado pelo governo aos senadores da república e um cidadão que espera por uma cirurgia há um ano.

Este tipo de contraste é mais que frequente, é diuturno, diário, instantâneo. O Brasil vive este descalabro entre as mordomias de governantes e a penúria de mais de 70% da população, seja em cuidados médicos, segurança pública, educação, transporte urbano, moradia, justiça, e por aí vai. Que dimensão da vida nacional funciona regularmente? Não acho que exista alguma!

E como é que a sra. Leitzke termina seu fulminante artigo?

Por tudo isso e por muito mais que desconhecemos, é que considero ultrajante, lamentável, vergonhosa e inescrupulosa a atitude de quem, vendo um povo tão sofrido, em filas de espera atrás de um atendimento médico, de uma internação ou de uma cirurgia, sem outra alternativa, por absoluta falta de recursos, aceita um centavo que seja, como “auxílio” para cuidar da sua saúde.

Para mim, as reformas devem iniciar com a instituição do parlamentarismo e da possibilidade de ambos, executivo (o primeiro ministro) e legislativo (deputados, fechando-se o senado) extinguirem o governo, convocando novas eleições em que os impasses seriam encaminhados.

DdAB
Imagem daqui. Tem um elenquinho de observações nesta postagem que me desagradam. Mas tem outros poemas, em outros dias, muito interessantes, as far as I read.
23/mar/2014, 1050min: dei uma editadinha lá em cima. Razões que desconheço impediram-me de dar o endereço do artigo aqui.

2 comentários:

Anaximandros disse...

sim sim, parlamentarismo e uma forma de protestar contínua e dentro dos limites da democracia e do respeito mútuo...enfim. O sonho da social-democracia, afinal. Um abraço, do s.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Obrigado, Anaximandros!
Nunca esquecendo que este parlamentarismo permite que qualquer dos poderes (executivo e legislativo) possa dissolver o outro, em caso de impasse. E, claro, convocar novas eleições!
DdAB