16 janeiro, 2014

Poder Judiciário: é candidato

Querido diário:
Este Planeta reiteradamente fala em sua campanha (uma delas...) sobre candidatos a fechamento:

.a. fechamento dos estados, organizando-se a administração territorial do país por meio de associações de municípios; com isto, ter-se-ia apenas relação de terceiro nível, digamos, entre Trancoso e Juazeiro;

.b. fechamento do senado federal: por consequência lógica - e extremamente desejável - como não haverá mais estados, acaba sua representação no congresso nacional, ou seja, fecha-se o senado federal;

.c. fechamento do poder judiciário: substituído pela empresa júnior associada ao centro acadêmico da faculdade de direito de alguma universidade europeia (costumo cogitar da Suíça, Bélgica, Noruega, e poderia seguir com outros exemplos/candidatos).

Hoje a página 22 de Zero Hora tem um quarto de seu tamanho dedicado a informar algo da vida privada do afamado ministro Joaquim Barbosa. E que temos a ver com a vida privada do rapaz? É que ele está em férias (todos os brasileiros têm ou teriam o direito de tirar férias anualmente, e até acho que estas deveriam ser aumentadas para dois ou três meses por ano, preparando a vida decente do século XXII e criando mais emprego hoje mesmo), só que -diferentemente da maioria- foi surpreendido por um convite para apresentar alguns seminários na Europa, justamente agora. E, como ninguém é de ferro para estar financiando este tipo de emergência, o jurisconsulto convidou o tribunal de justiça a pagar as 11 diárias que tomou a liberdade de requerer, totalmente ao abrigo da lei (isto é, legalíssimas).

No "programa" (aspas do Planeta), de acordo com o jornal, "[...] além das palestras, há uma série de encontros com autoridades [...]":

.a. o presidente do conselho constitucional da França
.b. a ministra da justiça francesa
.c. a associação e juízes e advogados britânicos
.d. o diretor da biblioteca britânica
.e. o presidente da ordem dos advogados da Grã-Bretanha e Gales
.f. almoço na residência do embaixador do Brasil

E, fala o jornal, tudo isto, "entre outros eventos".

Pensei: R$ 14.100 em diárias? Bão, muito bão! Seria uma emergência surgida durante as férias do rapaz? Até parece que estes seis compromissos não podem ter surgido espontaneamente, não é?, deveriam ter sido planejados com enorme antecedência, não é mesmo? E este troço é legal? Será que a lei brasileira é legal? Será que temos alguma coisa parecida com o que os países civilizados chamam de justiça? Temos mesmo é que acelerar as pressões para começar as mudanças do caput sugeridas no postagem.

DdAB
Imagem: Google. Se queres mesmo ir a Juazeiro (Bahia, estado a ser extinto de acordo com o item .a.), pelo mapa, deves mirar em Petrolina (Pernambuco, estado também a ser extinto, comme tous les autres), e parar um pouco antes de atravessar a ponte.

Nenhum comentário: