03 novembro, 2013

A Construção Civil Sem Noção


Querido diário:
Por contraste à participação do investimento no PIB do Brasil, a China tem um número astronômico. E a fração do investimento representada por obras e instalaçõesl (construção civil) é de mais da metade. Por contraste, o Brasil -terra do carnaval, futebol e praia- tem até mais da metade. Ou seja, nossa indústria da construção civil é absolutamente desfocada de um tamanho de um país que precisa tanto de bens de capital. Quer dizer, poderíamos importar bens de capital no sentido de máquinas e equipamentos, mas não podemos importar buracos, túneis, essas coisas.

Em compensação, a foto de minha autoria inicia com um pedaço de um automóvel made in Brazil, capital francês, ou multinacional. Vemos o espelho. Depois, vemos uma grade de ferro (ou o que seja, que, no Brasil, precisamos andar cercados dentro de nossas casas e em tudo o mais, pois há guerra civil e o governo precisa ficar pensando em como promover a indústria nacional, deixando o povo para ser promovido, talvez, por multinacionais chinesas, ou o que seja).

Atrás das grades deveriam estar os políticos nacionais, mas o que vemos é uma cicatriz na parede do edificiozinho localizado no bairro Medianeira/Glória em Porto Alegre (lá tem um número que certamente nosso presidente Obama deve saber qual é). Ela cicatriz começa bem à esquerda do que a portentosa foto capturou e segue paralela ao solo, até que, faz um ângulo reto e começa a subir. Depois, como o caminho mais curto entre dois pontos é mesmo uma curva, esqueceu-se que, se todos os ângulos fossem retos ou zerados, seria muito mais fácil de uns buracos daqueles não serem destruídos por outros, inclusive os canos de ar condicionado, água, esgotos, e por aí vai.

Será que os trabalhadores da construção civil e que talvez atuem sob a supervisão de engenheiros tiveram mais de um dia de aula em suas existências?

DdAB
O marcador principal desta postagem é Lixo Urbano (e secundariamente Economia Política). Lixo Urbano? Claro, aquele tipo de obra que potencializa os acidentes no futuro é mesmo uma selvageria urbana. Em compensação, pareço bem ranzinzanzão neste domingo, não é mesmo?

Nenhum comentário: