02 outubro, 2013

A Lógica de Maltratar os Outros

Querido diário:
Estamos no clima da leitura de

1491. Novas revelações das Américas antes de Colombo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

E suas pp. 153-4. Segue-se logicamente que estamos falando de um ambiente em que a discussão ocorre sobre quando é que se pode considerar pacífico que:

.a. a humanidade iniciou sua vida independente (dos macacos) na África, foi-se à Eurásia e de lá pulou para a América,

.b. o famoso Arcebispo Ussher, em 1658, havia datado a idade de criação da Terra como tendo ocorrido no domingo, 23 de outubro de 4004 a. C.:

Entre os primeiros a atacarem diretamente esta questão [o raciocínio de que, se os índios americanos não haviam sido abrigados pela Arca de Noé, então eles não podiam existir ou a história da arca era falsa] estava o educador jesuíta José de Acosta, que passou um quarto de século na Nova Espanha. Toda explicação da origem dos índios, escreveu ele em 1590, 'não pode contradizer a Escritura Sagrada, que ensina claramente que todos os homens descendem de Adão". Como Adão viveu no Oriente Médio, Acosta foi 'obrigado' a concluir que os homens das Índias viajaram da Europa ou da Ásia'. Para que isto fosse possível, as Américas e a Ásia 'tinham de juntar-se em alguma parte'.

Volta e meia eu uso estes 'segue-se logicamente' aqui neste blog. Um nada a ver lógico de chocar a profa. Brena Fernandez (Bípede Pensante, em merecido -mas inquietante- repouso). Mas torna-se logicamente claro que aquele 'obrigado' bem ali é, mais ou menos, nesta linha do 'segue-se logicamente' que nada a ver...

DdAB
Imagem: bom site aqui.

3 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Hehehehe, Profe. Agora é que vi isso aqui. A verdade verdadeira é que estou passando por uma fase preguiçosíssima. Tanto que essa tua diligência toda me dá até uma invejinha branca. Já falei que quando crescer quero ser igual a você, não foi?

Beijos e continue sempre assim, para que nunca me falte o farol.

Bípede_Pensante disse...

Acabei me esquecendo do principal: isso tudo me lembrou a piada do português que foi estudar lógica dedutiva - hehehehe. Conhece, né?

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Salve, professora!
Fico feliz que a fase preguiçosíssima tenha cedido lugar a um movimento acelerado! E, quando eu crescer, quero seguir logicamente seus ensinamentos sobre lógica. E, mesmo agora, a comunidade Planeta 23 requer esclarecimentos sobre a piada sobre lógica. Tenho, diriam lá eles, uma vaga lembrança (etnocentrismos à parte; a propósito, ver http://19duilio47.blogspot.com.br/2013/10/recuso-me-ler-heidegger.html
DdAB