21 agosto, 2013

Umbigo Tributário

Querido diário:
Li hoje naquele meu jornal tradicional:

[...] personalidades gaúchas se reuniram para debater o futuro do país na abertura da 32a. edição da Expoagas ontem [...]

Uma das personalidades disse:

Os jovens chegam ao mercado sem ter um minuto só de qualificação profissional no Ensino Médio.

Era Heitor Müller, presidente da federação das indústrias local. Pensei: "será que este senhor votaria num programa de "todo incentivo do governo apenas para a educação?" Ou "praticamente todo", "a parte absolutamente substantiva"? Teve, claro, outros oradores. O presidente da Associação Gaúcha de Supermercado - AGAS, lá da Expoagas, senhor Antonio Cesar Longo fez um

[...] discurso de abertura [...] bastante crítico em relação à carga tributária do país.

E foi mais longe:

[...] solicitando a redução do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS para bebidas à base de soja e a inclusão do suco de uva com alíquota diferenciada na cesta básica.

Ou o governador Tarso Genro ou o jornal (fui incapaz de identificar) disse à p.24:

Logo depois de assumir o microfone, Tarso elogiou o nível político de Longo, mas se ateve a falar sobre as perspectivas de bom desempenho da indústria nos próximos meses. Atualmente, comércio e indústria divergem sobre a cobrança da alíquota de fronteira, que deixa os produtos vindos de fora do Estado cerca de 5% mais caros.

Tarso Genro não proferiu uma palavra sequer contra os 25% do ICMS da telefonia ou da conta de energia elétrica. Seus assessores não sabem que este cancro horroroso corrompe todas as cadeias produtivas da economia local.

Fico apenas rindo e pensando na dificuldade que teremos em consagrar o governo mundial, pois se nem o nacional é infenso aos arroubos regionalistas. Esta política tributária baseada em impostos indiretos para compensar desequilíbrios regionais é bem mais provável de provocar mesmo é distorções em todos os cantos, ainda que não distribuídas de modo homogêneo.

Moral da história: esta macacada, em matéria de tributos, só pensa no próprio umbigo. Nunca aprenderam a diferença entre custos sociais e custos privados. E são os primeiros a desejar a independência de seus estados da federação brasileira.

DdAB
Imagem: aqui.

Nenhum comentário: