22 maio, 2013

Um Caso Pós-Estratosférico

Querido diário:
Considerando que hoje é um dia de trabalho, vou dar trabalho a quem pensar que estou ocioso. Pensar o que segue exigiu-me enorme esforço, para não falar em digitar, buscar uma ilustração no Google e mesmo ver se conseguia um número pi com aproximação de um quatrilhão. Segue-se logicamente que a nave de que vou falar terá 314.159.265.358.979 tripulantes, pois não há habitantes fracionários (pelo menos em noventa e nove ponto nove por cento dos casos, conforme a piadinha da TAP).

Se a aproximação fosse a clássica 22/7, teríamos superestimativas que não convém considerarmos nos cálculos, especialmente na multiplicação de pi para chegarmos nos 314,2 trilhões, um monte. Como disse-me há anos Leonardo Monastério, pilhas e pilhas de cérebros destinados a resolver problemas. Diria Richard Rorty, pensar em tudo, sobretudo no impensável. Eles, nossos pósteros, terão que ver-se com pilhas de desafios.

Uma consequência lógica do que acabamos de ler é que essa macacada toda, inimaginável, na verdade, estará naquela nave, pois nossos pósteros farão programas que irão reconstituir todos os seres vivos (das amebas aos prêmios nobéis). O certo é que haverá amebas e, mais provavelmente, seres humanos (ou seus pósteros) que não vão querer ser reconstituídos e, como tal, mesmo havendo traços de suas existências milenares, não estarão na nave 3,14. Instados a serem recriados, alguns, como sou informado pela dra. Carmen Daudt, chegarão mesmo a dizer: "Vou dar uma olhada, a fim de não descartar as várias opções".

DdAB
Fonte do número pi: aqui.
Fonte de Leonardo Monastério: aqui (declaração sobre a desejabilidade de cérebros não está).
Fonte de Richard Rorty: aqui (mas não encontraremos esta ideia por lá).
Fonte de Carmen Daudt: aqui.
Fonte da imagem: aqui. Demorei uns segundos para entender que o 14 de março é o 3,14. Então teremos o super dia do pi no 3,1416 daqui a três anos.
P.S. A camada de chumbo circunscrevendo (espessura da crosta) a nave que, no devido tempo, terá que transitar por um buraco negro será mesmo dada por 314,2 trilhões de quilômetros, o que requererá esforços para produzir-se tanta matéria prima.
P.S.S. Às 10h59 de 24 de maio de 2013, dei-me conta de que o dia 15 de março também faz parte do número pi: o negócio não era 3 14 15 92? Pois é certo que ele está secundariamente entre o 3,1415 e o 3,1416.

Nenhum comentário: