16 maio, 2013

Segundo Friozinho de 2013: o abandono

Querido diário:
Tenho duas fotos de celular capturadas esta manhã, quando eu refestelava-me pelas ruas do bairro Menino Deus, de Porto Alegre. Porto Alegre? Como poderia o prefeito ser alegre se veremos o que vimos acima e vemos mais abaixo?
Segue-se logicamente que a foto que segue é mais velha, do ano passado, estival, talvez.
Claro que sempre ficamos a indagar-nos qual é a saída. Parece que uma obviedade é não deixá-los na rua, ao relento (abaixo das marquises?). Parece que tenho direito de ver ruas floridas, ruas povoadas por uma rapaziada cheirosa. Parece que o prefeito não sabe o que fazer, iniciando, provavelmente por dizer que isto não é com ele, que não há dinheiro, que estes pobres desvalidos escolheram a vida ao ar livre.

O que me parece mesmo é que o começo da salvação do Brasil (mesmo supondo que nunca venha a existir reforma política nem reforma tributária) é a instalação da Brigada Ambiental Mundial, em que os primeiros candidatos à reciclagem seriam os próprios desvalidos que, provavelmente, involuntariamente, posaram para estas fotos. Lá no fundão da foto do frontispício, tem um "motriz". Como fazer um país que se declara emergente efetivamente emergir de seu estado de estagnação histórica e passar a trilhar uma trajetória de resgate dos moradores de rua, dos favelados, dos trabalhadores rurais desvalidos?
DdAB
P.S. No outro dia, vi uma comovente postagem de Anaximandro (aqui). Não pretendo respondê-la aqui no rodapé, é claro. Pretendo ressaltar apenas uma intuição que difere da/s dele. Eu acho que a renda básica universal é fundamental. E que estes dejetos humanos que fotografei e que talvez habitem a ilha da fantasia de Jacarecanga (ou a ilha das Flores do Rio Guaíba) devem ser resgatados quando menos recebendo empregos decentes para lidar com o lixo (terceirização do DMLU decente) e em outras tarefas:
.a. três horas de ginástica
.b. três horas de aula
.c. três horas de trabalho comunitário.
P.S.S.: já sugeri a pessoas próximas a um governador (Olívio) e uma governadora (Yeda) que criasses um milhão de empregos na Brigada Militar. Ainda não criaram, ainda vemos os mendigos na rua. Ainda vemos o filme Ilha das Flores:

2 comentários:

Anaximandros disse...

Não é um comentário, a ilha dos marinheiros foi visitada pelo bardo em 2003 e novamente em 2013 pelos mesmos propósitos de pesquisa, tudo piorou, só o o Bolsa Família prosperou, 120% sic, segundo um dos líderes comunitários, nada em função da dignidade humana foi feito ou articulado, só os bacanas foram reeleitos e continuam no poder. Também cometi minhas fotos, aqui http://www.ppge.ufrgs.br/sabino/fotos/pesquisa%20pobreza%20em%20POA/index.html . Dessa vez, não consegui, mas discordo, no geral, concordamos. Abraço, do s.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Grande filósofo:
Não fosse o que de mais haja (versão mais erudita de Vicente Mateus), as fotos são um espanto! Como diria minha madarinha: "parecem gente". Espero ter energia para fazer uma postagem comentando-as. E será que concordamos naquela viagem budista de mente quieta, coluna ereta e coração tranquilo? Obrigado.
DdAB