15 outubro, 2012

Caroneiros e o Mercado de Lixo Seco


Querido blog:
Tudo começou com a frase que aprendi n'O Capital, Vespasiano dizendo que as tarifas recebidas pelo uso de latrinas públicas em Roma cheiravam tão bem quanto as moedas recebidas de qualquer outra origem. A expressão latina é non olet (não fede) como já usei aqui. Quero voltar a usá-la hoje, o que me fez ir ao Google, procurando a ortografia correta. E vi, além dela, que esta frase é um princípio do direito, de acordo com o qual - e terá sido o que levou Al Capone à cadeia - o dinheiro, mesmo que ganho ilegalmente, deve pagar imposto de renda. Agora não sei se Marx sabia desta origem no direito ou se é o contrário, a sabedoria do velho imperador é que se fez ouvir pelos advogados tributaristas.

Pois bem, haverá lixo que não fede? Há muito atempo, ele já se transformou em mercadoria. O que é fruto das economias com excedente de mão-de-obra e escassez de instituições governamentais adequadas são os papeleiros, os carregadores de lixo, a fim de separá-lo e revendê-lo como sucata. Os trabalhadores desempregados, ao lidarem com o lixo, não apenas detêm empregos precários, mas ao mesmo tempo, a indústria é tão próspera que tornaram-nos verdadeiros profissionais, montando um verdadeiro sindicato para defender interesses e zonear áreas de coleta.

Um milhão de anos depois de ver este uso do lixo, a prefeitura de Porto Alegre (e dezenas de outras no Brasil), decidiram fazer a coleta seletiva, ou seja, em casa a gente já separa o jornal velho do tomate apodrecido, ou do resto da salada de batatas com maionese que sobrou no prato. E um ano depois desta iniciativa (meritória, sob o ponto de vista do clube da baixaria), o que se via era papeleiros caroneiros, ou seja, papeleiros que chegavam antes da chegada do caminhão do sindicato dos catadores e levavam para si o lixo seco.

Em resumo, o desemprego no setor formal criou o setor informal. tentando melhorar a vida do informal, criou-se a coleta seletiva. o caroneiro invadiu o sistema e segue a catação desorganizada, dando margem aos desvios criminosos conhecidos. 

O governo municipal fez terceirização precária, ajudando a desorganizar as cidades. É óbvio que a solução igualitária é criar-lhes empregos como funcionários da própria prefeitura, dando-lhes todos os direitos dos demais trabalhadores. Papeleiro com emprego decente terá filhos estudando em colégios decentes, dentes consertados por dentistas decentes, sapatos consertados por sapateiros decentes, e por aí vai.

DdAB
P.S.: como não poderia deixar de ser, este tipo de organiza-desorganiza levou-me a pensar se bem entendo o conceito de entropia. Peguei da Wikipedia: the amount of additional information needed to specify the exact physical state of a system.
P.S.S.: a imagem é daqui.

Nenhum comentário: