27 agosto, 2012

Ela Têm Erro!

Querido diário:
Há muito tempo, meu editor de textos tinha o desagradável hábito de trocar o "tem" de frases como "ela tem erro" por um "têm": ela têm erro! Há algum tempo, venho notando que o jornal que leio com exação -Zero Herra, como sabemos- anda mudando este "tem" para "têm". Vão aqui dois exemplos, se é que a abordagem ""têm"" fundamento.

Isto porque, depois de ter botado em dia a leitura da Carta Capital (ver postagem de ontem), hoje cedinho fi-lo com o jornal. Fi-lo, meu?, fi-lo? Pois bem. Minha amada cronista social/filósofa da moda, a jornalista Célia Ribeiro -juro que não escreveria ela lá isto- "têm" na primeira frase a seguinte frase: 

O comportamento com deficientes físicos têm sua etiqueta.

Gelei, especialmente, porque vira outro:

Tive a honra de gravar vários compositores gaúchos que têm trabalhos belíssimos.


Há pouquíssimo tempo, cometi um erro, de lê-la? Fi-lo? Onde estamos? Era na entrevista da cantora Mirianês Zabot, que me evocou Marinês Zandavalli, claro, e Wilson Babot, é lógico. O disco Mosaico Foto-Prosaico me pareceu 10, ou dez, não é?

DdAB
Imagem no link daqui. Clica nele e ouve ela.

Nenhum comentário: