11 julho, 2012

Jogo ou Jugo: Mendes e Dilma

Querido Diário:
Uma das notícias originárias de Brasília, em forma de drops na p.13 de ZH de hoje, são duas. Como pode uma notícia ser duas? Alguns falam: o duplo caráter. Não gosto, se tem dois, então não é um e se é um, então não é duplo. E o duplo caráter da mercadoria? E a moeda tem duplo caráter, cara e coroa? Claro que não. A mercadoria tem duas facetas: valor de uso e valor de troca. A moeda tem duas faces: cara e coroa. O governo Dilma tem o problema com o Mendes Ribeiro, trainee de ministro da agricultura do sofrido solo pátrio. E tem o problema dos milhares de trabalhadores governamentais em greve.

Diz-se que o ministro Mendes Ribeiro ter-se-ia envolvido em um assunto que não seria de sua alçada, relacionado com os problemas da lei de sustentação do meio ambiente, um troço destes. E se não é da alçada da agricultura, de quem seria? É que há milhares de ministérios tratando de milhares de assuntos correlatos, uma verdadeira cornucópia de cargos em comissão. Todos os cargos com orçamentos domésticos avantajados (comparados com os ganhadores de R$ 700 mensais) e querem expandir as vantagens.

Pois aí está o duplo caráter do pobrema: a presidenta disse que, com ela, ninguém ganha aumento. Fico a indagar-me onde irá a greve dos professores, a dos rapazes do tribunal do trabalho, de justiça, sei lá que tribuna ocuparão.

Outro duplo caráter é a qualidade da política brasileira. Não seria demasiado esperarmos que, com um sistema de oposição organizada em torno do conceito de governo paralelo, que o partido do Mendes, ao ter a chance de indicar o ministro da agricultura, o fizesse com um profissional dos problemas do campo e não com um político profissional especializado em

DdAB

Pedi: jogo e jugo. Veio isto daqui.

Nenhum comentário: