30 maio, 2012

Adeus às Armas (é mesmo?)

Querido Diário:
Nos dias que correm, lava-se dinheiro em lavanderias, como de hábito, mas também há conversa de lavadeiras entre qualificados jornalistas e o PhD Gilmar Mendes. Toda a questão, e rima, tem a ver com o Mensalão. Na condição de fundador do MAL* - Movimento pela Anistia aos Ladrões Estrela, não posso deixar de dar meu pitaco: vamos esquecer o Charlie Falls, o Inocêncio de Oliveira, o José Sarney, toda essa macacada. O MAL* propõe vida nova a partir do exerecício orçamentário de 2013: zerar o passado para termos um futuro decente. As transferências patrimoniais -legais ou não- realizadas até 31/12/2012 seriam taxadas com o imposto de renda e o imposto de transmissão de bens. O imposto sobre as grandes fortunas também começaria a rolar (afinal, não haveria necessidade de dar-lhes às fortunas, um fim socialmente útil?).

O MAL* nunca escondeu que seu grande objetivo é a paz. Sabemos que os good guys desejamos a paz e que a terra dos crimes só funciona quando há good guys a serem predados. Mesmo os bandidos -indivíduos anti-sociais por índole ou sociopatia- que conseguem manter razoável grau de racionalidade na regência de seu processo de escolha- beneficiam-se da sociedade pacífica. Mas devem ser, a partir de 1st/jan/2013, monitorados para não infectarem excessivamente o pedaço.

Por contraste, o povo armado pode começar a caçar os gangsters, dado seu desencanto (de parte a parte) com o status quo. Uns não veem justiça, outros veem oportunidades lucrativas. Quais as armas caseiras? Os afamados coquetéis molotov e as garruchas de cano de guarda-chuva. Os profissionais assiciam o tráfico de drogas com a ladroagem em geral e o tráfico de armas. As armas ilegais são tão perigosas quanto as drogas ilegais. E a solução no primeiro caso é a repressão, ao passo que no sesgundo o golpe no tráfico começa com a monopolização da oferta (distribuição gratuita) por parte das autoridades sanitárias (comunidade ou governo).

DdAB
p.s.: imagem deste belo blog. Só que a imagem é uma gárgula oxfordiana, tanto quanto minhas retinas tão fatigadas podem identificar. E a usei para comemorar a postagem número 1.000 = 130 + 291 + 268 + 248 + 63.

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Querido Duilio,

veja bem: chegar na marca dos 1000 não é para qualquer um. É vc e o Pelé - hehehe.

Eu não lembrava do significado do número 1000 e fui procurar. Achei num site de significados dos números na bíblia. Bem apropriado:

1000. Número incalculável, incontável. "Caem mil à tua esquerda e dez mil à tua direita: tu não serás atingido. (Salmo 90/Hebreus 91)."

Parabéns!!!
Brena.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Muito obrigado, atenta e querida amiga! Amanhã, passados os festejos de hoje, farei uma postagem comemorativa. Ou seja, comemorei ex ante e postarei ex post.
DdAB