30 abril, 2012

Cadeia Alimentar: predadores na cadeia



Querido diário:
Espremida pelo feriado e pelo domingo, esta segunda-feira promete. Quem tem a paciência de esperar, poderá fazer a melhor refeição amanhã, dia do trabalho. Em certo sentido, retenho a doutrinação marxista, no sentido de que o que dá valor às mercadorias é o trabalho. Eu quase ia dizendo "trabalho humano", mas o adjetivo não é necessário. Por definição, uma abelha não trabalha, ainda que os frutos de seu -digamos- esforço sejam-nos úteis.

Creio que nem todos entendemos a importância da quarta seção do capítulo 1 d'O Capital, de Karl Henrich Marx. O título, se a memória ajuda, é "O Fetichismo das Mercadorias e seu Segredo." Parece-me que ambos -fetichismo e segredo- dizem respeito à mesma questão: na sociedade capitalista (eu reescreveria 'nas economias monetárias'), a aparência aponta para a troca de mercadorias entre pessoas, quando a essência das trocas é precisamente a troca de horas de trabalho. Seria esta a razão e a importância de começarmos estudando "O Capital" com "A Mercadoria", capítulo em que é exposta a teoria do valor (trabalho).

Se é mesmo que apenas o trabalho cria valor, então o capitalista (que não trabalha) posta-se no supremo da cadeia alimentar. Mas, ainda mais predadores do que os predadores superiores são os predadores dos predadores superiores, ou seja, os políticos brasileiros contemporâneos. É inconcebível que os homens de boa vontade de uma sociedade como a brasileira contemporânea possam ficar impassíveis ante as revelações da desfaçatez dos envolvidos com o escândalo do senador Demóstenes de Tal e seu amigo Carlos Cachoeira.

No dia em que um desses predadores for para a cadeia, teremos a redenção nacional. Agora, o problema é que quando falo em "políticos", estou inserindo nesta cadeia também os juízes, os responsáveis pelo cumprimento dos contratos na sociedade, os responsáveis pela instauração e preservação da moralidade. E aí é que estamos predados!

DdAB
Imagem aqui. tem lá uma bela postagem sobre "política" e "politicagem".

2 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito, penso da mesma forma. Dizem lá os integrantes do mainstream que o mercado dará conta da fome dos predadores capitalistas. Assim, os trabalhadores e capitalistas equilibrarão suas forças em um campo de batalha denominado mercado.

Mas a pergunta é que equilibra o poder dos predadores dos predadores. O mercado eleitoral? Talvez, se a sociedade compreendesse que não é sensato atacar os criminosos sem pensar em boa escolha nas eleições e punição aos criminosos nada muda.

Mas por qual processo mudamos a realidade do palácio do poder judiciário? Não podemos escolher os ministros, não podemos puni-los, nao podemos retirar lhes o poder.

Paciência. (?)

Abs

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é isto, Daniel. e choca-me perceber que o povo é mais paciente do que meus 64 anos toleram. até que "a causa da causa" mude, já terei encontrado meus ancestrais nos eternos campos de caça, rsrsrs.
DdAB