04 março, 2012

Importante Concatenação Machadiana, ou quase

querido diário:
na p.186 do v.2 das Obras Completas de Machado de Assis, está rolando um conto intitulado "Ernesto de Tal". suas duas primeiras frases dizem literalmente:

Aquele moço que ali está parado na rua Nova do Conde esquina do campo da Aclamação, às dez horas da noite, não é nenhum ladrão, não é sequer um filósofo.

fiquei pensando: aparentemente, no mundo machadiano, inicia-se o processo com a condição de filósofo e, certo tempo depois, alcança-se a de ladrão. como sei isto? porque é óbvio que o "nem sequer" é mais do que "não", estabelecendo uma hierarquia. ou seja, quem não dá no couro inicia filósofo e por aí acaba seus dias, aposentando-se na condição, possivelmente, de professor ou mandalete.

de minha parte, eu já lera, ditado que fora para um menino de rua escrever no passeio público da Av. Ipíranga, o seguinte silogismo do tipo ZZZ:

M: todo político é ladrão
m: todo ladrão é político
C: todo político e todo ladrão são farinha do mesmo saco.

pois agora, aparentemente, podemos enunciar o silogismo ZZZ-bis que exibirá (em instantes veremos) o caráter de silogismo concatenado com o primeiro:

M: todo ladrão é filósofo
m: nem todo filósofo chega a ser ladrão
C: todo político é ladrão.

aparentemente este foi o melhor besteirol que pude produzir neste domingo. mas que fui inspirado or Machado de Assis lá isto fui.
DdAB
p.s.: sob o título "todo ladrão é filósofo", entre aspas, nada achei no Google Images.
p.s.s.: procurei: "todo menino de rua é filósofo". nada achei -talvez porque- parece que estamos em fase de baixo comparecimento dos primeiros às ruas e pontes da Av. Ipiranga.
p.s.s.s. já em desespero, procurei: "todo político é ladrão". e aí lavei-me: havia 4840 resultados. selecionei a imagem que acima vemos. é medonha!

p.s.s.s.s.: são 12h15min de 118/jun/2012. Por curiosidade, voltei ao Google, procurando "todo político é ladrão" e achei 2.110 resultados. Só pode ser falha do mecanismo de busca, pois -em plena época do sr. Charles Falls- deveria ter aumentado.

Nenhum comentário: