28 dezembro, 2011

O Inesquecível Ano de 1931

querido diário:

Em 1931, [... o astrônomo Subrahmanyan Chandrasekhar] conseguiu demonstrar que há uma deaterminada massa crítica (limite de Chandrasekhar) além da qual uma [estrela] anã branca não pode existir, uma vez que nesse ponto o fluido eletrônico não é capaz de suportar o peso, não importa quanto essse fluido esteja comprimido. O núcleo de tal estrela deverá simplesmente desabar. 

[...]

Nâo seria impossível, mas a verdade é que todas as anãs brancas estudadas mostrarm possuir massa inferior ao limite de Chandrasekhar, e quanto mais estrelas desse tipo são descobertas, mais correto parece o limite estabelecido. 

parece a profa. Brena Fernandez falando! ela diria algo na linha do que acima transcrevi, da p.108 do livro de Isaac Azimov, intitulado "O colapso do Universo", São Paulo: Círculo do Livro (c.1980): não se pode provar, mas qualquer evidência que surja e conteste o -agora familiar- limite de Chandrasekhar terá acabado com a farra. o que eu acho é que tanta evidência um dia suscitará uma formulação teórica mais potente que permitirá dizermos que se trata de uma verdade absoluta. como é o caso de sabermos que Sócrates é mortal, essas coisas.


DdAB
e a imagem é daqui.

3 comentários:

Daniel Simoes disse...

E sinceramente fico feliz quando as teorias do universo natural sao contestadas e superadas. Reforça-me a ideia de que a tal verdade absoluta é tão relativa quanto qualquer conceito que podemos ter.

Abs

DSC

Bípede_Pensante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bípede_Pensante disse...

Professor, fui tentar consertar um negócio e acabei apagando tudo. Bem esperta. Era mais ou menos aquela história lá da McCloskey, que diz: se a teoria Verdadeira (com vezão) existe, ela está na mente de Deus (com dezão), se é que Ele (com ezão)existe...

Talvez um dia venhamos a saber. Mas não estamos com pressa para esse encontro, certo?

Abs,
Brena.