28 outubro, 2011

Mesoeconomia: novidades no front meridional

querido blog:
em nossa guerra de trincheiras contra a ingnorâncea contábil, houve mais uma vitória avassaladora. o livro Mesoeconomia: lições de contabilidade social; a mensuração do esforço produtivo da sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2011, simplesmente ele, recebeu o Troféu Cultura Econômica, na categoria Economia, distribuído pelo Jornal do Comércio mais meridional do Brasil.

é uma vitória avassaladora, como sutilmente escrevi acima! neste momento em que a modelística formulada em termos essencialmente verbais olvida tão facilmente as relações contábeis, nada melhor do que um livro deste porte para fazer a chamada do outro dia: "volta prá terra, sô!". pois o lado alegre desta visão de mundo originária da dualidade básica da ciência econômica -aquela entre compras e vendas, ou seja, desejos de compradores e vendedores motivando-lhes as ações econômicas. em outras palavras, muitos soi disants institucionalistas sugerem que history matters. mas quando chega a hora de avaliar o que fazer com as informações do nível de compras e vendas de ontem parecem achar que aquela identidade não é importante o suficiente.

o livro referido nasp.6-7 do Caderno Feira do Livro, encartado no Jornal do Comércio (meridional) de hoje -por meio de seus organizadores Vladimir e myself- receberá o troféu citado no dia 11 de novembro no átrio do Edifício Santander Cultural, na boca da Feira do Livro que estará nos seus finalmente na cidade de Porto Alegre, a capital cum rio mais meridional do Brasil. todos estamos convidados. depois haverá a nossa private party, com nosso clube deslocando-se a um bar da região.
DdAB
imagem: não fui capaz de upload para cá a imagem que queria. então coloquei apenas o signo da identidade básica a que me referi, mutatis mutandis, e uma equação igualdade. e veio daqui.
p.s.: se tu leu isto e já faz parte do "Clube Social da Contabilidade Social", então é teu direito legal propagandear o ocorrido a teus diletos amigos. ou diletas amigas. ou ambos. ou ambas.
p.s.s.: será que práqueles carinhas, na primeira equação, "i" era a taxa de juros e "pi" era a produtividade do trabalho da ecoomia? e "e" era a base dos logaritmos neperianos?

3 comentários:

Anônimo disse...

parabens caro Duilio. esperamos que vossa obra e outras que caminhem nesse novo rumo invadam as salas de aulas dos campos desta naçao e de outras. vez ou outra recorro ao trabalho para ajudar em meu curso. abs. DSC.

Tania Giesta disse...

O economista é um profissional que se dedica ao estudo e análise das causas, efeitos e consequências dos fenômenos sociais, nos aspectos estruturais e conjunturais, formulando, por conseguinte, diretrizes e planos relacionados à atuação dos agentes econômicos do setor público e do setor privado em suas diversas modalidades e matizes.

O economista é esse profissional que está atento às mudanças e tendências dos panoramas e cenários econômicos, no sentido de programar, reprogramar e buscar corrigir distorsões e desvios de rumo para a consecução dos objetivos desejados.
DUILIO: parabens pela premiação!
Abraço

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

querida/o:
fico feliz que leram e também vibraram com a novidade. como diz Daniel: vamos para a conquista do resto do mundo!
DdAB