14 junho, 2011

Vida Dura: águas mornas e Leontief

querido diário:
a vida é dura. por que será que a frase é fácil e a equação, difícil? a frase é fácil e esta vírgula foi obrigatória? a frase é mais fácil do que a educação, retifico. se eu vou na retífica e retifico, a frase se confunde, vira confusa. mas são frases. um jornal é composto por frases. nas p.6-7 do caderno Viagem, fala-se de águas termais uruguaias e dá-se uma dica para banhos de imersão:

.a. cada banho deve durar entre 16 e 60 minutos

.b. deve-se tomar entre 21 e 40 banhos por dia

.c. deve-se fazer repouso de uma hora entre dois banhos.

pois pensei: 16minutos/banho x 21banhos/dia dá 336minutos/dia. divididos por 60minutos/hora, dá menos de 6horas. mais 18 dá 24, ou seja, tem-se apenas 18 horas para fazer as demais atividades do dia excluídas do binômio banho-descanso. por exemplo, transitar da piscina ao leito. e mais: escovar os dentes antes de dormir à noite, dormir à noite, vestir-se, despir-se, cruzar e descruzar talheres durante as refeições, fazer refeições, muitas, muitas porosidades, e por aí vai.

notate bene: isto que falei apenas nos mínimos: banho de duração mínima e número mínimo de banhos. se fossem os máximos, chegaríamos, multiplicando 60 por 40, a 40 horas de banho por dia, o que impediria, de modo contingente, o descanso entre dois banhos e até proibiria de modo necessário mais de 24 banhos por dia, sem descanso. e, com descansos de 1seg, já não daria nem 24 banhos. vida dura.

o acadêmico Wassili Leontief nunca, presumo, banhou-se nas águas deste rio, o rio metafórico da piscina uruguaia, em que tampouco se entra duas vezes (sem descanso...). como ele formularia o problema, se tivesse coisas menos relevantes do que as que teve para se preocupar? como selecionei 16min para cada banho? usei a função de proporções fixas

B = min( 16/1; 60/1), sendo "1"  o coeficiente de conversão de minutos em banhos (tava na cara, né? 16 se mede em minutos e banhos se mede em unidades balneárias. logo precisa converter.

e como selecionei 21? foi

N = min (21/1, 40/1), o número de banhos por dia, alcançado com o uso de um correlato do coeficiente "1".

então B x C nada mais é do que

VD = min (16/1; 60/1) x min (21/1, 40/1) = 16 x 21,

que deu as seis horas de banhos por dia, no aperto. vida dura. muito banho, exageradinhos, não há. é impossível. a grande escala, as economias de escala e as proporções industriais da vida moderna.

resumo: vida dura mesmo é um indivíduo humano sacrificar-se dentro dágua por 14 horas e ter que amenizar as outras 10 com porosidades não referidas, como é o caso de churrascos, macarronadas, queijos e embutidos, doce de leite e vinho tanat. vida dura!
DdAB

Nenhum comentário: