06 fevereiro, 2011

Nem Todo Tucano É Demagogo

querido diário:
ainda embasbacado com a falta de seriedade dos políticos brasileiros, procurei no Google Images a seguinte expressão "nem todo maia é demagogo", sem querer referir-me a etnias ou indivíduos decentes. pois achei estes simpáticos tucanos. nem todos são demagogos. mas, se bem lembro a origem do partido criado pelo prof. Fernando Henrique Cardoso, nem todas as reações foram entusiásticas, como a minha. por exemplo, ouvi dizer que um menino de rua (hoje já devidamente adultizado, morto e enterrado por razão de atropelamento de trânsito [tráfego, lá teria dito a avó dele]) considerou que, enquanto não:

.a. fechassem os estados
.b. fechassem o senado
.c. fechassem o poder judiciário, sagrando o sistema judiciário, instead (sic),

ou seja, sem esse trio, o Brasil não iria para frente.

de sua parte o coronel Jarbas Passarinho, que foi conselheiro/diretor de um desses bancos gaúchos que foi conduzido à bancarrota, em virtude da extraordinária capacidade empresarial autóctone (a julgar pelos cumulativos ganhos de produtividade), saudou a criação do Partido da Social Democracia Brasileira e seu símbolo que -mutatis mutandis- acima reproduzo, com ceticismo: não é uma tentativa inválida, mas não deviam ter escolhido o tucano, uma ave que sequer faz seu ninho, costumando expropriar os ninhos dos outros.

até hoje estou encafifado com essa do coronel, que também foi ministro da educação, governador do Pará, senador, deputado, vereador, vice-prefeito, presidente de centro acadêmico (das agulhas negras), algum ou todos estes itens, sei lá, que mesmo naqueles tempos a gralha grasnava e a corrupção grassava.

e não é que os maias foram extintos? e não é que o metalúrgico Marcos Maia elegeu-se presidente da câmara dos deputados? e não é que ele defende o mais escabelado corporativismo, criando tantos mais privilégios quantos forem os ninhos de que poderá apropriar-se em benefício de sua honrada família e da família de todos os demais deputados? e não é que passei a torcer novamente por uma revolução intestina que leve essa macacada toda à Azenha?
DdAB
imagem: http://salvandoamazonia.blogspot.com/2010_04_01_archive.html.
Azenha: bairro dos cemitérios porto-alegrenses (ver).

Nenhum comentário: