14 janeiro, 2011

César, FEE, Seite

querido diário:
a imagem que nos capitaliza diz coisas em alemão que -não fosse minha estada em Berlim e, principalmente, a legendinha em francês - eu de pouco ou nada entenderia. seja como for, o Google é um tanto burrinho, que eu pedia "seite" e ele insistia em dizer que eu queria "site", um anglicismo homófono. por que procurei SEITE, Sistema de Informação Técnica e Estatística da Fundação de Economia e Estatística, desativado no início dos anos1990s ou muito me engano recuando ao final dos anos 1980s,? parece que a resposta é evidente: porque ontem o César Leal fez 63 anos de idade e, entre seus convivas, encontrava-se o indefectível Adalberto e nosso companheiro de longa data, o prof. Sérgio Fischer, de invejável estatura moral e intelectual. não que eu não diga o mesmo dos demais, digo-o, claro.

pois sugeri, a certa altura da cerveja Patrícia, ao prof. Sérgio Fischer que este sugira (o que fiz e não faço) ao prof. Adalmir Marquetti o relançamento do SEITE. cruzar o rio, passar ao futuro recompondo o passado, buscar as origens, a nascente, ampliá-la, transformar o rio em lago e o lago novamente em rio. fazer o número falar, fazer a FEE fundir-se com o futuro. no discurso do governador Tarso Genro -ouvido por mim na cerimônia de empossamento do Adalmírio- sobreveio a ideia de que pode ser séria a tentativa de montar um sistema de informação que dê a abertura para a transparência tão desejada por facções de gregos e troianos. o Adal-M trabalhou a vida inteira com o orçamento participativo. eu cheguei a trabalhar como seu auxiliar de pesquisa aqui e ali. e depois de ter participado do Conselho de Justiça e Segurança do (bairro) Menino Deus, entendi que a única saída é o cumprimento da lei do orçamento. e que a única forma de a vermos cumprida é via mecanismos como o já velhinho orçamento participativo.

a sociedade diz onde quer gastar e fiscaliza se os políticos fizeram isto mesmo. a democracia direta, para salvar o planeta, eis que a democracia representativa parlamentar é para lamentar, como aprendi o trocaduílio na Câmara dos Vereadores.

neste link um tanto como direi..., torna-se claro que pouco ou nada direi mais sobre estas abordagens, pois tudo está começando a cheirar à modelagem de que eu teria poderes especiais, como visionário e mesmo como atrabiliário, o que me deixa cego e pacífico. em resumo, era o aniversário do César, era o assunto do momento a nova direção da FEE. mas não apenas. eu, por exemplo, disse que farei 64 em julho e que, no caso, a dupla Adal-L e César L. são novatos, pois apenas chegarão a tanto em 2012!
DdAB

Um comentário:

Felipe disse...

Fala Duílio! Salve a transparência!!! Um grande abraço! Vê se visita o meu blog seu safado! Andei produzindo uns textos interessantes! hehehehehehe