16 dezembro, 2010

Luto Nacional: perdemos R$ 2,4 milhões por cada

querido blog:
o fim-de-ano, em geral, deixa os loucos ainda mais nervosos. em particular, este ano, a montagem dos governos que mais de perto me dizem respeito deixa-me estupefato. aliás, até acho que nem deixa... parece-me que, com todo o aparato de busca de compreensão da realidade social que adquiri nestes últimos 40 anos, a conclusão a que cheguei é que:

.a. ou li os livros errados
.b. ou os livros têm algum segredo, que levou-me a fazer a leitura errada.

e por que tornei-me filosófico acerca da realidade social brasileira? tudo, tudo, tudinho, está explicadinho nas p.4-5 de Zero Hora de hoje. leio-a porque elegi-a para ser meu ponto de apoio na seleção do que é importnte. claro que há erro do entrevistador (eu) e do entrevistado (Zero Hora), afora os tradicionais erros de seleção amostral, e tudo aquilo. seja como for, diz-se por lá:

O NATAL DE BRASÍLIA
Congresso distribui aumentos

o deputado federal, seguindo -desesperemo-nos os juízes que já passaram a ganhar R$ 26,723,13, passarão a ganhar -você adivinhou, claro!- os significativos R$ 26.723,13. mas não é apenas isto. eles também ganham mais R$ 60 mil, a título de "verba de gabinete". e mais R$ 29,3 do "cotão", seja o que isto for, e mais R$ 3 mil de auxílio moradia, num total de R$ 118.991,22.

não sei se fui claro. trata-se de R$ 120 mil mensais. por mês, batidinhos um em cima do outro, batidinhos 48 vezes, se é que deputado não está credenciado (credenciou-se) a receber gratificações natalinas, pascais, setembrinas, abrilinas, clodomiras, sei lá, etc. então sigo com minha aritmética de nivel que estudei com a afamada profa. Abigahil (não confundir com a garota do governo Tarso).

pensei:

.a. o salário mínimo é de R$ 500,00
.b. o deputado ganha R$ 120 * 48 * 10^3 = R$ 5.760 * 10^3
.c. ganhos do deputado convertidos em salários mínimos: 11520 eleitores.

ou seja, o deputado altruísta que se dispõe apenas a comprar votos, gastando um salário mínimo por cada eleitor alcançará 11.520 votos, o que o elege na maioria dos cantões nacionais, especialmente se a isto adicionarmos que o valor de suborno de mercado pode ser inferior a estes R$ 500 e, dois, que a gratidão será profunda também por parte de outros eleitores da família eleitoral, ou seja, avó, avô, bisavó, filhos e netos. merry Christmas!, the war is over.
DdAB
fonte: homenagem de gente séria de Portugal à porcada de lá.!

Nenhum comentário: