11 outubro, 2010

Mais sobre o mesmo par de ouvidos

 
senhores blogues:
terei dito que terei ouvido a seguinte e sábia sentença: "a Natureza deu-nos uma boca e dois ouvidos apontando para o fato de que devemos ser mais cautelosos na audição do que na fala, devemos prestar atenção ao que se diz do que propriamente deixarmo-nos assaltar pela vontade de dizê-lo. ao mesmo tempo, muito pior do que ver saírem palavras da boca é adentrarem-lhe fumos cancerígenos (ver) e outros atentados à saúde, como o açúcar. mas também diz-se que "o mal é o que sai da boca", e nunca se disse que o mal ingressa em nossa existência por meio dos ouvidos. eu mesmo, ouvi falar que queriam praticar maldades contra os políticos e não me abalei.


nem bem escrevi estas linhas acima, eis que caiu-me -como um rojão de dois pilas- um trecho da página 401 do primeiro volume das Obras Completas de Machado de Assis (Nova Aguilar, 2008), em pleno romance "Helena", o seguinte manual de filosofia do ser: "[...] tenho os olhos mais inteligentes do que os ouvidos." por isto, evidentemente, é que o Sr. Dérico determinou que usássemos duplamente os ouvidos, em relação à boca.
DdAB

http://douceetfurieuse.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

2 comentários:

Tania Giesta disse...

'...por ser um processo de audição, a educação é um longo processo de aprendizagem. Educar não é so repassar informações.educar implica em reflexão pois so assim haverá alguma possibilidade de mudança de comportamento( mudar=SANKOFA).
Vivemos numa sociedade em que só se percebe o real qdo ele está diante dos olhos não valoriza-se as relações simbolicas e imaginarias e, nessas que se encontra a liberdade do pensar do ser humano. É preciso estar atento ao que vemos para que se possa compreender o que enxergamos.
Tania Giesta

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, Tânia:
eu lera que Educação = Ensino + Aprendizaem. e até problematizara a questão sob o ponto de vista de uma função de proporções fixas. neste mundo de incisões e fraturas, entendi que o ensino é do professor e o aprendizado é do aluno. o professor não pode pensar pelo aluno, nem o aluno pode -digamos- ensinar conteúdos ao professor. se o aluno não faz reflexões na aula de matemática, devemos encaçapá-lo na aula de ginástica para ele pagar com flexões. e se o professor não educa, eu seu aniversário, não lhe daremos nega maluca!
DdAB