20 outubro, 2010

Jogos e Arcaísmos Institucionais

caríssimo diário:
a campanha eleitoral para a presidência brasileira causa-me sobressaltos. desde que as paixões tomaram conta da racionalidade da macacada, inclusive da minha, não consigo dormir mais de uma ou duas horas sem sonhar com a Chapa Branca, as decepções que tenho vivido com Dilma. Serra não me decepcionou, pois sempre o soube um desenvolvimentista e agora também vejo-o como demagogo. mas ontem -não juro- pareço ter ouvido Dilma dizer que -ao final de seu mandato- o Brasil será um dos países mais desenvolvidos do mundo. Serra, em compensação, dissera dias atrás que vai -em seu mandato- construir redes de metrô em 50 cidades. pensei: não era 450 o número de cidades arroladas por José Ely da Veiga?

seja como for, o MAL* segue altaneiro: Movimento pela Anistia aos Ladrões Estrela. ele tem um mote claríssimo: vamos começar a controlar -mas controlar mesmo- a partir de 1st de janeiro. não adianta remoer o passado, pois -além do mais- os crimes do imposto de renda, o enriquecimento ilícito, o nepotismo, tudo prescreve em poucos anos. o Brasil é campeão em crimes, em tolerância, em leniência do sistema judiciário. por isto, o MAL* decidiu adotar esta postura radical e pragmática (em gauchês do nordeste estadual): "deixa os ladrão em paz e começa a vida honesta a partir de 2011, tchó".

esta foto dos "Jogadores de Cartas" de Cézanne é de minha autoria... selecionei-a hoje para dar o (gauchês da fronteira) 'traile' do que desejo falar hoje. com esta de MAL*, de Chapa Branca, de Serra-Dilma, de Quinto Governo FHC, de FMI, de CIA, esta geléia geral gilbertogiliana, de minha experiência com o Conselho de Justiça e Segurança do (bairro) Menino Deus, aprendi uma coisa importante: não tem saída para a ação governamental que não passe pela exigência comunitária da cobrança da implantação e cumprimento de uma lei de orçamento universalizante.

um milagre poderá fazer com que as regras do jogo mudem, de sorte a assumirem estes contornos. mas -uma vez mudadas- tudo mudará para sempre. o Brasil poderá -se acoplar-se à Brigada Ambiental Mundial- chegar mesmo a ser um dos países mais desenvolvidos do mundo. a convergência é inevitável num mundo sem estado-nação, sem a ênfase arcaica no discurso favorável ao mercado de trabalho como elo direcionador da distribuição do excedente social. quase tão arcaico quanto o saque ao dinheiro público é o antiquíssimo hábito de se fazerem elogios aos mercado de trabalho, como se criança, velho e rico precisassem trabalhar. é hipocrisia pura. é o que leva -nos dias que correm- à enorme convulsão que vemos na sociedade francesa. lá, querem elevar a idade da aposentadoria de 60 para 62 anos. aqui, ninguém da Chapa Branca deseja reduzir os 75 anos fernandianos para 68.

o que Serra-Dilma prometem é demagogia. a promessa de mexer de um jeito revolucionário no mercado de trabalho é assunto postergado por mais 50 anos. só bebendo!
DdAB

5 comentários:

Anônimo disse...

De fato as propostas dos candidatos são demagogicas, mas o senhor há de reconhecer que são as que ganham eleições. A classe dominada desse país não quer saber de estabilidade de preços, custo das reservas internacionais, juros reais de curto prazo elevados. O legal é prometer emprego e altos salários, se vier acompanhado de 90 reais por mes entao, melhor ainda.

Abraços

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é mesmo! tínhamos que achar um jeito de levar a educação ao povo! (não descarto a possibilidade de suborná-lo com mais dinheiro...).
DdAB

maria da Paz Brasil disse...

Oi, Duilio:

Tem muita demagogia nessa campanha, mesmo. Acho que a grande força dos políticos brasileiros vem da ignorância do povo. Pra mim, daqui pra frente, voto em quem tem mais chances de promover a melhora do sistema educacional do Brasil. Tambem acho que maior ênfase tem que ser dada à formação de base científica, sem ideologia políticopartidária e sem imposição de qualquer tipo de religião.
Beijão.
MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é mesmo, Da Paz!
educação, educação mesmo, é libertadora. mas ainda falta-nos achar o jeito de inseri-la na cesta de consumo dos pobres.
DdAB

Tania Giesta disse...

Concordo qdo afirmas que a educação é libertadora ,porem no Brasil existem + ou - 204 mil estabelecimentos de educação basica, sendo q quase 83% são publicos.estao matriculados no ensino fundamental 59% do total, essa pesquisa não revela o numero de crianças e adolescentes q se encontram fora da escola, realidade q nos deparamos frequentemente com menores esmolando nos semáforos, vendendo balas em onibus ,explorados moral e fisicamente...Essa realidade aponta outras contradiçoes de nossa sociedade capitalista e suscita outras reflexoes:"se a educação é um direito de todos e dever do Estado e se o ensino fundamental é obrigatorio, por que ainda ha crianças fora da escola???
Abraço
Tania Giesta