01 agosto, 2010

Seu Santo Nome...

querido blog:
pensei que algo extremamente entrelaçado pode ser descrito como Deus ou algo parecido. não quero dizer que a figura acima o seja. digo, entretanto, que poderia ser alguma das manifestações de um conjunto que abarca todos os demais conjuntos, o conjunto universo, ou Universo etc., como referi ontem, ainda em Buenos Aires.

a primeira questão é por que escrever "Deus" com "d" maiúsculo. no outro dia, Da Paz (ela própria, com um "D" maiúsculo") chamou-me a atenção para este fato, ao conclamar os ateus a saírem do armário. eu pensei um pouco e decidi que minha resposta é mais ou menos a seguinte:

.a. por sinal de respeito àqueles que me ensinaram a escrever

.b. em desrespeito ao mandamento "Não tomai seu santo nome em vão". e o "s" de "Seu" deveria ser maiúsculo, naquela coordenada de argumentação, como -no outro dia- vi num artigo de ZH escrito por Moacyr Scliar. quer maiúscula? pois põe e deixa... quer muita maiúscula? então escreve "Eu" com "e" maiúsculo, como o fazem os ingleses. eu fora! eu escrevo, sempre que possível em minúsculas em protesto contra a academia brasileira de letras, que elegeu Castelo, Costa, Sarney, Jorge Amado, sei lá, e fica mudando a ortografia a cada semana.

então a questão é a seguinte: quem é que respeita a Deus, quem toma seu nome a toda hora ou aqueles que apenas marcam sua relação com o infinito de maneira respeitosa e cordial? infinito? a mesma coisa que o universo, o absoluto, a natureza, o aleph, esse troço todo.
DdAB
p.s.: este troço todo não foi marcado como "economia política", pois não falei de equilibrio geral, um troço que -a meu ver- abarca esse troço todo e muito mais, o que provo invocando diversas postagens das que andei fazendo nesta fase de já quase 500 postagens em menos de dois anos. é mania de escrever, de tomar as letras em vão e em desvão.
captura da imagem: http://iracemarosolem.blogspot.com/2010/06/nem-sempre-e-como.html.

3 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

Ei Duilio, em relação à escrita de Deus ou deus prefiro a segunda porque tenho birra com o velho testamento rsrsrs.

Em relação ao Maria da Paz-lá se vão: da Paz, Maria, Paz, Da Paz, Dapaz, Paizinha, Paxinha... eu atendo por todos sem nenhum problema.

MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

e eu prefiro ser da paz, Da Paz! mas também gostei da Paizinha, na região em que se fala "painho".
DdAB

Professora Iracema disse...

Oiiii...rsrsrs
Com imenso prazer que retribuo a visita do amigo.
E ... de repente encontro a "minha flor" ilustrando a página do seu Blog,então quero contar ... essa flor a chamam de Coroa Imperial e ganhei de uma senhora no Paraguai, como estava linda e florida , fotografei e a usei em uma das postagens do meu blog.
Que bom que gostastes tbm.
Amei seu Blog e o dono tbm!! rsrsr
Volte sempre!

Bjbj