15 agosto, 2010

30 Milhões de Desempregados

querido diário:
depois de ver esta imagem, não sobra mais dúvida de onde vieram as preferências brasileiras pelo automóvel, pelo transporte individual... jovens gorilas sempre gostaram de ser carregados e jovens humanos sempre gostaram de levar existência digna, mesmo que a cabresto. mas hoje o mundo inteiro exibe um exército de 30 milhões de jovens desempregados. eles, infelizmente, ainda não são os últimos de uma geração que foi incapaz de:

.a. controlar decentemente a natalidade

.b. racionar os empregos existentes.

o mundo de hoje fez com que muita gente, ao invés de ter sua jornada de trabalho reduzida, tenha-a elevado. há macacos que trabalham 14 e mais horas por dia. e outros 30 milhões que não trabalham. o trabalho é a mais interessante forma de conseguir auto-respeito e auto-motivação. é impossível pensarmos numa sociedade em que enormes contingentes de desempregados sejam reprimidos por quem quer que seja.

é impossível pensarmos numa sociedade com enormes diferenciais de consumo per capita. é impossível pensarmos no futuro sem nos inquietarmos um pouco mais. em 2050, o Brasil terá 240 milhões de habitantes, depois de ter alcançado seu récord, de 250 milhões, em 2040. sem renda básica, sem um arranjo comunitário que reduza os diferenciais de consumo, sem trabalho voluntário para elevação do respeito e motivação pela vida não há solução.

3 comentários:

Tania Giesta disse...

Duílio: muito interessante "30 milhoes de Desempregados" eu concordo e me incluo na pesquisa, como PRIMATE realmente trabalho 12 horas diarias ,ininterruptamente com alunos de Ensino Fundamental de classe social diversificada.
A Educação, na escola, deve proporcionar ao individuo continua transformação e, como tal, proporcionar a reconstrução social
O homem é um ser que está em constante reconstruçao.
Abraçõ

Anônimo disse...

Quando leio esses textos que mostram a questao do avanço do desemprego e o aumento populacional, me vem a mente a imagem de um tumor. Seria o Brasil um grande e perigoso tumor?

Quando você fala 2050, penso em um futuro distante, mas estaria lá ainda (bem em tese) e tenho medo por isso.

Abraços

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, gente!
a saída é a educação, que permite ocupação de auto-contentamento, como o consumo e prática de esporte e arte. a produtividade permite que se trabalhe menos, como de fato o fazemos comparados com avós e parentes mais distantes.

eu trabalhei (carteira assinada etc.) 41 anos (36 como economista), Daniel, ou seja, se tivesse começado hoje, iria aposentar-me em 2051! tá aí ao lado. se, no Brasil, continuar havendo mais petrobrás e menos educação, teremos uma explosão.

como educar adultos? com três horas diárias de aula, mais três de ginástica, e mais três de trabalho comunitário, aqueles mantras...
boa semana a amba/o/s...
DdAB