22 junho, 2010

Redação Fácil e Multiplicação Facílima

querido blog:
que quererá dizer o "tapete" acima? pensei apenas em arte, mas -se não fossem as aulas de ótica- eu não estaria preparado suficientemente de modo a aprender a beleza das cores. mas nem sempre a arte permite manifestações enrustidas na ciência. muitos críticos da ciência econômica a consideram nada mais do que uma vulgar corruptela de um curandeirismo decadente, o que me leva a desmenti-los de modo escorreito: não! ainda assim, fui eu mesmo que escrevi há tempos que procuro levar minha escrita a ser absorvida apenas com esforço de decifração. enigmas, questões, questões que envolvem outras questões.

e, por percalços descalços, seja lá o que for, hoje vim a aprender a "identidade du Pont". não é a identidade entre Du Pont e Du Pond, os dois detetives da revistinha Tin-tin. por outro lado, já manifestei várias vezes minha admiração relativamente às multiplicações por números um sabidos. pensei que a origem fosse em Marx, com a decomposição da taxa de lucro (no caso, não são multiplicativas, mas dividitivas...) entre a razão da taxa de exploração e a composição orgânica do capital. mas aí começaram os problemas: aquele troço era em valores monetários ou em horas de trabalho?

por outro lado, com a identidade da Du Pont, vemos o que foi feito pelos analistas da também chamado DuPont ou Du Pont e, claro, Du Pont de Nemours, comme les phsyocrates. disque, se definirmos o retorno sobre o capital próprio (ROE) como a razão entre o lucro líquido (L) e o patrimônio líquido (PL), teremos: ROE = L/PL. Caso multipliquemos por dois números 1, nada acontece: ROE = 1 x 1 x L/PL. mas, se associarmos estes dois números um com A/A e V/V, ou seja, inequivocamente duas unidades, e principalmente se fizermos A sendo o ativo total da empresa e V sendo suas vendas, então poderemos fazer:
ROE = L/V x V/A x A/PL,
ou seja, o retorno sobre o capital próprio foi decomposto em:
.a. margem de lucro (L/V)
.b. giro do ativo (V/A) e
.c. multiplicador do capital próprio (A/PL).

em resumo, é fácil ficarmos ricos: basta elevarmos o lucro líquido! mexer no que mais seja pode ser indesejável (por exemplo, diminuir o patrimônio líquido (ou seja, endividar-se) ou elevar as vendas).
DdAB
captura da imagem: procureri "redação e multiplicação" no google images. nada achei. procurei separados e veio a simpática pintura: http://pe360graus.globo.com/obj/17/68167,250,80,0,0,250,188,0,0,0,0.jpg. depois de publicar, voltei aqui para dizer que o objeto horizontal parecia ser um cigarro (é politicamente incorreto eu publicar cigarros...), até com fumacinha no lado esquerdo. mas -dada certa marca no lado direito- concluí tratar-se mesmo de um xyz.

Nenhum comentário: